O homem, cujo sistema teológico se tornaria o guia de sua igreja, era
chamado de "boi mudo" por seus colegas em Colônia. Embora o apelido pudesse
se adequar tanto ao seu porte corpulento e lerdo quanto à sua conduta
bastante séria, de modo algum refletia a agilidade mental por trás da
aparência.
Tomás de Aquino foi o maior teólogo da Idade Média. Nasceu em 1225, numa
família de nobres abastados. Aos cinco anos, já era conhecido por sua
piedade, e seus pais o enviaram para a escola de uma abadia. Aos catorze
anos, foi para a Universidade de Nápoles, onde Tomás ficou tão impressionado
com seu professor dominicano que decidiu tornar-se também monge dessa ordem.
A família de Tomás se esforçou bastante na tentativa de mudar sua decisão,
chegando até mesmo ao extremo de seqüestrá-lo, e, além de tentá-lo, chegaram
a confiná-lo por um ano; por fim, desistiram. Tomás foi para Paris a fim de
estudar com Aberto Magno.
Naquela época, os filósofos não-cristãos atiçavam a mente dos pensadores
cristãos. As obras de Aristóteles, do muçulmano Averróis e do judeu
Maimônides foram traduzidas para o latim. Os estudiosos ficaram fascinados
por esses filósofos que explicavam todo o universo sem qualquer referência
às Escrituras do Novo Testamento.
Dando continuidade à tradição do escolasticismo, Tomás tentou reconciliar as
correntes da teologia e da filosofia, aparentemente diferentes. Fazia
distinção entre as duas, às quais se referia como razão e revelação, apesar
de enfatizar que elas não se contradiziam, necessariamente. Ambas eram
fontes de conhecimento, dizia ele, vindas de Deus, mas "na teologia sacra,
todas as coisas são tratadas da perspectiva de Deus".
Tomás entendia as limitações da razão. Ela é baseada somente no conhecimento
sensorial e, conforme dizia, embora possa nos levar a acreditar em Deus,
somente a revelação pode apresentar o Deus trino da Bíblia. Somente a
revelação pode mostrar plenamente as origens e o destino do homem. Ao usar a
revelação e as deduções lógicas baseadas nela, o homem pode construir uma
teologia que explica a si mesmo e ao universo.
Os complexos argumentos da Suma teológica mostram a habilidade de Tomás de
Aquino com relação ao desenvolvimento de um raciocínio bastante intrincado.
Em um primeiro momento, houve bastante oposição às suas idéias. Muitas
pessoas não aprovavam a ênfase que os escolásticos davam à razão. Não
demorou muito, porém, para que essa e outras obras, como a Suma contra os
gentíos - que já causara discussão anteriormente -, se tornassem parte de
grande destaque da doutrina da igreja. No Concilio de Trento, o catolicismo
usou as obras de Aquino quando dispôs suas forças contra o surgimento do
protestantismo.
Embora ele tenha se tornado um dos teólogos, um dos mestres e um dos
pregadores da igreja mais proeminente, Aquino continuava sendo um homem
humilde. Três meses antes de sua morte, em 1274, anunciou que uma visão
celestial lhe mostrara claramente que sua visão teológica "era simplesmente
um monte de palha". Ele desistiu de produzir obras teológicas, e a Suma
teológica nunca foi concluída.
"A grandeza de uma nação e o seu progresso moral, podem ser avaliados pela
forma como tratam os seus animais."
Mahatma Ghandi
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Regina Equileprote
Magnificent
O Nvda fuma muito!!!
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