sábado, 31 de julho de 2010 By: Fred

[livros-loureiro] eternaMENTE

O silêncio revelador da página em branco e a sua exploração espacial.


Apesar do título (ETERNAmente) sugerir alguma ligação com a tradição
concretista, seu conteúdo implícito remete justamente uma direção
contrária, abstrata: o tempo e a alma.

A mente que se eterniza ao perder qualquer relação concreta, objetiva,
material e, assim, ao se desprender da própria palavra (em sua simples
estrutura e solidez), rompe qualquer vínculo com o movimento estético
concretista ao diluir inclusive a forma, fixando uma poética
essencialmente abstrata. E, é daí que o poeta constrói sua poética na
intenção de atingir uma transcendência além da estrutura formal para
falar da imortalidade da alma.

Mas, embora recorra a alguns princípios estéticos concretistas,
principalmente na desestruturação do discurso, cada verso e/ou palavra/
verso, através da sugestão, tenta levar a poesia ao campo metafísico,
além do tempo e espaço.

Eternamente, um poema em 100 páginas, ao contrário do isolamento
típico dos versos concretistas, segue um discurso interligado do
começo ao fim.

Eternamente é resultante do desafio do poeta diante do silêncio da
página em branco. O que ele pode encontrar ali? A sua alma? A sua
essência? A sua própria existência? A própria poesia?

Assim, embora, utilizando evidentes recursos estilísticos
concretistas, o que é apenas aparente, o poeta vai além dos limites de
signos e formas e mergulha no metafísico. A utilização do próprio
espaço em branco é um recurso muito mais abstrato do que concretista,
evidenciando a ligação do poeta com a prática do misticismo.

No Eternamente tudo é sugerido e simbolizado.

Todo fazer artístico é definido por sua forma. A dialética nos
movimentos artísticos sempre criou estéticas opostas aos antecedentes.
O formal foi substituído pelo informal e vice e versa. Seja como for,
conteúdo e forma (e muito mais forma) sempre definiram os contornos da
literatura. A luta entre forma e idéia (corpo e alma – aparência e
essência) sempre norteou a busca de todos os artistas. Este conflito
produziu e continua a produzir estilos. O artista sempre está
procurando a melhor forma de expressar o que pensa e sente.

Em literatura (nas artes em geral) não importa o que se diz, mas como
se diz. Em literatura tudo pode ser colocado, mas é a forma que define
a sua qualidade. Sendo assim, acima de tudo, interessa ao artista a
questão estética, pois, é ela que vai dá qualidade à sua obra. Afinal,
o diferencial entre os artistas está na manipulação do artesanato de
suas expressões artísticas. Libertar-se de todo convencional e
estabelecido é uma tarefa que se apresenta constantemente a todo
artista. É por esta razão que todo verdadeiro fazer artístico é um ato
de liberdade.


Aqui, o discurso formal foi rompido na clara intenção de fazer o
leitor transcender os limites das palavras, das formas. Deste jeito, o
discurso seguiu um percurso pouco convencional (ou melhor dizendo, o
discurso rompeu o formalismo viciado da poética mais tradicional e
conservadora). Contudo, paradoxalmente o leitor, em boa parte dos
versos, também é jogado para a contemplação solitária de uma palavra.
Algumas vezes se sente emparedado por uma palavra. Mas, logo a seguir,
ao virar a página ou passar para outro verso, consegue prosseguir na
idéia. Pode ser que em alguns momentos se sinta perdido, desorientado,
porém, este é um recurso provocativo. O artista desejou provocar um
movimento, uma dinâmica, fazendo o leitor sair do seu marasmo mental.
Ou se cai no vazio ou se eleva ao vôo da poesia do Eternamente. O
risco existe. O desafio também.

O fato é que Eternamente não é uma poética simplista e, assim,
igualmente exija um envolvimento parcial, simples (ou simplório).
Contudo, é uma poesia para se deixar levar, ser conduzido para amplos
horizontes. Um vôo pela página em branco, pelo simbolismo, pela
sugestão. Exige-se um desprendimento, uma liberdade, embora, provoque
constantemente.

Eternamente apesar de mergulhar no universo abstrato não recorre a um
discurso derramado e sentimental.

A estrutura discursiva, porém, mesmo recorrendo às imagens e símbolos
(não confundir com simples signos – recursos utilizadíssimos pelos
concretistas) segue ligada indissoluvelmente do princípio ao fim.
Verdade, que há versos (ou palavras) isolados que vibram sozinhos,
apenas sugeridos pela idéia do verso precedente ou posterior ou pelo
espaço da página ou da diagramação, todavia não se organizam como
simples desenho de palavras e letras. A ligação com toda idéia do
poema permanece inalterada. E, este já é um indicativo da sua não
relação com o concretismo, já que este sempre produziu poemas curtos.
Aliás, cada vez mais sintéticos, onde a forma tenta sobrepujar a
idéia.

Óbvio que esteticamente os versos do Eternamente são enxutos e
sintéticos, contudo, eles não visam prender o leitor à própria
palavra, mas, ao contrário, fazê-lo se libertar dos seus limites
formais. Além do mais, cada verso do Eternamente força uma profunda
reflexão. Sendo assim, sua dinâmica provocativa faz a leitura (ou o
envolvimento poético no leitor ou no não dito) a sua grande força
estética. Eternamente é um poema aberto (ao contrário dos poemas
fechados dos concretistas), esperando se realizar no leitor e também
ser construído por ele. Os versos remetem sempre a idéia (ou idéias)
que eles podem estimular. Evidentemente, há uma orientação. Os versos
não se perdem ou se desmancham, embora, haja uma desestruturação do
discurso formal, o poema leva ao desprendimento e tenta fazer o leitor
se libertar. É-se jogado para o abstrato, para o silêncio, para o
branco da página.

No Eternamente a palavra não perde a sua magia e poder abstrato,
ficando tão-somente circunscrita à solidez de sua forma, estrutura e
pobreza do seu significado literal, mas, ao contrário, nos leva sempre
além do impresso. Assim, o Eternamente cumpre sua função poética de ir
além do dito.

"Jamais pare numa palavra"
"a palavra jamais permanece na boca"
"a palavra jamais morre na boca"
"a palavra jamais morre"

O poder da palavra é colocado com ênfase e centro poético e ela vai
surgindo e, às vezes, sumindo na página em branco. A própria página em
branco sugere e abre a palavra. Nela, a palavra está potencialmente
inserida esperando ser revelada. É um círculo sem fim, onde o branco
do silêncio revela alguma palavra e onde a palavra mergulha de volta à
página em branco. O verbo, o logos criador é manipulado num jogo de
espaços, metáforas e símbolos.

A palavra ganha poder, mas poder abstrato, espiritual. É desta forma,
que o Eternamente não tem nada de concretista, pois, até mesmo o corpo
do poema é todo preenchido de espaços em branco.

Eternamente representa um dado momento de um poeta no seu encontro com
o silêncio de sua alma (um universo metafísico além do tempo e espaço)
e toda sua estética foi utilizada para traduzir e conduzir a poética a
este universo.

Recife, 24 de agosto de 2009.

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http://www.agbook.com.br/book/25873--eternaMENTE

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