A obra de Vargas, entre outros aspectos, apresenta um forte teor social, que ganhou grande reconhecimento quando em sua prosa tratou da liberdade individual na situação opressiva em que se encontrava o seu país, tanto econômica quanto politicamente, entre as décadas de 60/70. Muitos de seus livros têm um quê de autobiográficos.
Mário não se deteve à Literatura, além de ter vida política, o peruano escreveu ensaios, peças teatrais, sendo dono de importantes condecorações e títulos. "Os Chefes", "A cidade e os cachorros", "A casa verde", e "O Elogio da Madrasta"
No livro novo, referências ao Brasil
Quase 30 anos depois da premiação de Gabriel García Márquez, o Nobel finalmente consagra outro ficcionista latino-americano à sua altura, de forma mais que merecida. Mas, diferentemente do que aconteceu com o colombiano, cujo engajamento só fez reforçar a sua projeção como escritor, a dedicação cada vez maior de Mario Vargas Llosa à política parece ter deixado um pouco na sombra a sua obra ficcional. A relação entre os dois autores, aliás, é conturbada: no final dos anos 60 Vargas Llosa chegou a esmurrar Gabo, por motivos até hoje mal explicados.
O anúncio do Nobel coincide com o lançamento no Brasil do livro 'Sabres e utopias', uma reunião de artigos sobre política, direitos humanos, História e literatura (editora Objetiva, 432 pgs. R$ 49,90). O volume inclui, aliás, resenhas de diversos romances de García Márquez, além de textos inspirados sobre Jorge Amado e Euclides da Cunha – inspirador do romance de Vargas Llosa 'A guerra do fim do mundo', sobre Canudos.
Mas os artigos mais interessantes acabam mesmo sendo aqueles que comentam a política da América Latina, historicamente marcada pelo combate entre a democracia e a liberdade e os podres poderes de ridículos tiranos. Independente, Vargas Llosa não usa meias-palavras, ainda que nisso lhe custe muito em popularidade. Faz duras críticas, por exemplo, ao Chavismo e, de carona, à política externa do Governo Lula, no texto 'O socialismo do século XXI'.
livros - loureiro
http://www.manuloureiro.blogspot.com/
http://www.livros-loureiro.blogspot.com/
http://www.romancesdeepoca-loureiro.blogspot.com/
http://www.romancessobrenaturais-loureiro.blogspot.com/
http://www.loureiromania.blogspot.com/
Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.
Antoine de Saint-Exupéry
--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no
Grupo "livros-loureiro" nos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
livros-loureiro@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
livros-loureiro+unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/livros-loureiro?hl=pt-BR
Os nossos blogs:
http://manuloureiro.blogspot.com/
http://livros-loureiro.blogspot.com/
http://romancesdeepoca-loureiro.blogspot.com/
http://romancessobrenaturais-loureiro.blogspot.com/
http://www.loureiromania.blogspot.com/
0 comentários:
Postar um comentário