1-
Arte Comentada - Carol Strickland.pdf
de Carol STRICKLAND, o didático "Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno".
'Arte Comentada' contém 25 mil anos de história da arte condensados em 208 páginas, incorporando mais de trezentas ilustrações, de forma a oferecer o conhecimento necessário, as informações básicas, numa linguagem simples. É pontuado por observações, sumários e quadros comparativos para ajudar o leitor a absorver e reter pontos importantes. A obra é, enfim, uma compilação breve, em terminologia clara, da pintura nas cavernas à arte conceitual.
2-
Michael Baxandall - Padrões de Intenção a explicação histórica de quadros
Em Padrões de intenção, o historiador Michael Baxandall propõe uma nova metodologia para observar obras de arte. O ponto de partida é uma análise singular da construção de uma ponte na Escócia. Baxandall isola certos fatores históricos que determinaram a obra - como a tentativa malsucedida de erguer uma ponte parecida -, de questões práticas, técnicas e daquelas que podem ser consideradas estéticas.
3-
O Olhar Renascente - Michael Baxandall.pdf
Este livro procura decifrar os elementos que contribuíram para o "olhar" próprio do Renascimento - a cultura, a mentalidade coletiva e a sociedade situada neste momento preciso da história - e que foram responsáveis por uma produção pictural inigualável.
Dois do famoso historiador da pintura Michael BAXANDALL, o primeiro chama-se "Padrões de Intenção: a explicação histórica de quadros" e o segundo, "O Olhar Renascente: pintura e experiência social da Itália da Renascença".
4-
GOMBRICH, Ernst - História da Arte.pdf
'A história da arte' é um livro que serve de introdução ao mundo da arte, apresentando desde as pinturas rupestres da pré-história até a arte experimental contemporânea. O desenvolvimento da pintura e da escultura é tratado tendo como pano de fundo os sucessivos estilos de arquitetura. No livro, o autor descreve seu objetivo como sendo o de trazer alguma ordem compreensível à riqueza de nomes, períodos e estilos que preenchem as páginas com as obras mais ambiciosas. Usa a sua percepção da psicologia das artes visuais para fazer o leitor ver a história da arte como uma tela contínua e uma mudança de tradições, em que cada obra reflete o passado e aponta para o futuro.
5-
Ernst H. Gombrich - ARTE E ILUSÃO
O livro Arte e Ilusão, do historiador e teórico da arte Ernst Hans Gombrich tem o subtítulo Um estudo da psicologia da representação pictórica. É uma das grandes obras que se debruça sobre o estatuto da representação. Por que um desenho de uma pessoa é reconhecido como uma pessoa? Onde está esse semelhança? É "natural" que tanto quatro traços + um círculo quanto uma retrato de Dürer represente uma pessoa? o que é o estilo? Todas essas perguntas, outras questões e pontos de encontro em todas são respondidas por Gombrich.
6-
Iniciação à História da arte, de H. JANSON e Anthony F. JANSON
O livro oferece um panorama do desenvolvimento artístico do homem. Partindo da arte das cavernas e chegando às expressões modernas de criatividade humana que se refletem na arte dos nossos dias, contribui de forma clara e simples para a introdução do leitor ao mundo da arte.
E-book grande (em vários sentidos: 180 MBs de tamanho; 476 páginas com imagens; o preço; seu valor cultural) livro:
7-
Graça Proença - História da Arte
Um panorama completo e didático de toda a arte ocidental. Um instrumento de trabalho completo e sério para o Professor e o aluno de Arte e Educação Artística.
8-
Gödel, Escher, Bach (Um Entrelaçamento De Gênios Brilhantes) - Douglas R Hofstadter.pdf
Um verdadeiro best-seller, nos Estados Unidos, onde recebeu os prêmios Pulitzer e American Book Award, em 1980. É uma obra de arte escrita por um cientista, que revela surpreendentes paralelismos entre a música de Johann Sebastian Bach, os desenhos de M. C. Escher e o famoso teorema do matemático Kurt Gödel. É uma leitura fascinante, que não deve atemorizar os não iniciados nos segredos da música clássica, do desenho ou da matemática.
9-
Jacques Ranciere - O inconsciente estético.pdf
De Jacques RANCIÈRE (mudando um pouco, mas ainda meio que dentro da temática) "O inconsciente estético".
Este livro, assim como A partilha do sensível, é uma excelente introdução ao pensamento de um dos mais importantes filósofos da atualidade, o francês Jacques Rancière. Aqui, o autor não se propõe a entender como os conceitos freudianos se aplicam à interpretação
2 comentários:
Vc poderia me enviar o livro "a história da arte de Gombrich" por email por favor.
j.siqueira89@hotmail.com
Obrigado
Oi, por gentileza! O que acontece com o livro do Baxandall: "Padrões de intenção"?
Obrigada!
Postar um comentário