Seja Líder de Si Mesmo - O Maior
Desafio do Ser Humano
Autor: Augusto Cury
Compilação: Luís Felipe Corga Moreira
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A Última Fronteira da Ciência...
Descobrir Quem Somos:
Quem discrimina os outros diminui, quem
supervaloriza os outros diminui a si mesmo.
A vida humana é belíssima, mas
brevíssima. Cada um de nós vive num
pequeno parêntes de tempo. Envolvemo-
nos em tantas atividades sociais que não
percebemos o mistério que cerca a
existência.
Por ser tão breve a vida, deveríamos
vivê-la com sabedoria para sermos cada
vez mais pais, educadores e profissionais
inteligentes, jovens mais sábios, amigos
mais afetivos. Muitos vivem apenas
porque estão vivos. Vivem sem objetivos,
sem metas, sem ideais, sem sonhos. Não
sabem como lidar com sua fragilidade e
lágrimas. Sabem lidar com os aplausos,
mas desesperam-se diante das vaias.
Recebem diplomas na escola, mas não
sabem ousar, criar, correr riscos calculados
e cultivar o que amam. Você já procurou
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esquecer tudo ao seu redor e olhar para
dentro de si? Eu estudo a mente humana
há anos, e cada vez mais sinto que a
ciência sabe muito pouco sobre quem
somos. Ter capacidade de pensar e se
emocionar são fenômenos difíceis de
entender. A última fronteira da ciência é
saber quem somos. É desvendar a
natureza da energia psíquica e os segredos
da nossa inteligência. Nossa espécie tem
consciência da grandeza da inteligência de
cada ser humano? Pouquíssima! Que
sociedade é essa em que alguns são
supervalorizados e a maioria é relegada ao
rol dos anônimos? Muitos podem não ter
fama e status social, mas para a ciência
todos somos igualmente complexos e
dignos.
Afinal de contas, todos somos
grandes artistas no teatro da vida. Toda
vez que confecciona uma idéia você é um
grande artista. A Rainha da Inglaterra não
tem mais valor e nem mais complexidade
intelectual do que um mendigo nas ruas
de uma cidade; pareça ou não absurda,
esta é uma verdade cientifica. Um cientista
da Nasa não tem mais segredos psíquicos
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do que um miserável faminto do 3º
mundo. Respeitar e tomar algumas
pessoas como modelo é saudável.
Superdimensioná-las é doentio, bloqueia
nossa inteligência e liberdade. Cada ser
humano tem uma história magnífica, uma
mente fantástica e um potencial intelectual
grandioso, mas frequentemente represado.
Podemos e devemos ser autores da nossa
história.
A teoria de Darwin explica alguns
fenômenos biológicos, mas é simplista
para explicar o campo da energia psíquica.
Ela é superficial para explicar a formação
da consciência e de como os pensamentos
se organizam, vivem o caos e se
reorganizam. Pensar não é uma opção do
Homo Sapiens, pensar é inevitável. O
maior desafio do ser humano e dominar
seu mundo intelectual. A complexidade da
mente humana revela que ela é obra-prima
de um Criador fascinante.
E a emoção? Quem pode entendê-la
ou controlá-la plenamente? Há muitos
miseráveis no território da emoção
andando em carros luxuosos, usando jóias
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caras, roupas de marca e saindo nas
colunas sociais. Os verdadeiramente ricos
fazem muito do pouco, extraem prazer das
coisas simples. Os ricos não são os que têm
posses, mas os que alargam as fronteiras
da sua emoção e têm autocontrole. Mas é
possível ter pleno autocontrole?
Não! Nenhum ser humano domina
plenamente sua emoção. Desista de ser
uma pessoa completamente equilibrada. A
energia emocional é sempre flutuante, mas
não deve haver exagero. Uma emoção
doente é instável, mal-humorada,
negativista, desprotegida, ansiosa.
Qualquer problema a invade, fere. Uma
emoção saudável é estável, motivada,
protegida, alegre, tranqüila e capaz de
superar os inevitáveis períodos de
ansiedade. Seu maior desafio é cuidar e
liderar seu próprio ser. O território dos
pensamentos e da sua emoção é seu
tesouro. se quiserem viver dias felizes,
cuide dele mais do que de seus bens.
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Não Fomos Treinados Para Sermos
Líderes de Nós Mesmos:
Ninguém pode brilhar no palco do mundo se
não brilhar no palco da sua inteligência.
Cada ser humano possui uma grande
história. Nessa história ele deve ser o ator
principal e o autor do roteiro de sua vida.
A 1ª grande lição para quem deseja ser
líder é aprender a ser humilde para
entender a grandeza da vida. Apesar de a
mente humana ser de indescritível
esplendor, ela adquire conflitos com
facilidade: complexo de inferioridade,
timidez, fobias, depressão, insegurança,
preocupação excessiva com o futuro e com
a imagem social, etc. Ser ator principal no
palco da vida não significa não falhar, não
chorar, deixar de tropeçar... Ser ator
principal significa refazer caminhos,
reconhecer erros e aprender a deixar de ser
aprisionado pelos pensamentos e emoções
doentias. Os agressivos, os intolerantes e
os arrogantes são os mais frágeis no teatro
da vida. Eles têm medo de subir no palco,
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perdoar os outros, se perdoar, chorar,
reconhecer suas falhas e limitações. São
infelizes. Ninguém se constrói sozinho.
Somos construídos e construtores da nossa
personalidade. Somos construídos pela
carga genética, pelo sistema social, pelo
ambiente educacional e pela atuação do
eu. O eu representa nossa identidade e
capacidade de decidir. Ser autor da nossa
história é ter um eu consciente, livre e
líder. O eu tem de ser treinado para ter um
papel de líder na construção da nossa
personalidade. Se não aprendermos a ser
líderes, o que ocorrerá? Poderemos ser
vítimas do ambiente, dos nossos conflitos e
da carga genética. Felizmente podemos ser
autores da nossa história, mudar o curso
das nossas vidas. Por isso, veremos aqui
que podemos resgatar a liderança do eu,
reeditar o filme do inconsciente e construir
janelas paralelas na memória. Podemos
superar as feridas psíquicas e construir
uma história inteligente. É fácil dirigir
nossa história? Não! É mais fácil ser
controlado por nossa emoção do que
controlá-la, protegê-la, expandi-la. Muitos
jovens fracassam porque não sabem dar
um choque de lucidez na sua emoção.
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Muitos adultos bloqueiam seu potencial
intelectual porque são aprisionados pelos
pensamentos construídos sem autorização
do eu.
Muitos pensamentos que o
perturbam foram produzidos por
fenômenos inconscientes, e não por sua
vontade consciente. O que fazer com esses
pensamentos? Eis a Grande Questão!
É incrível como somos passivos.
Crianças, jovens e adultos vivem seus
pensamentos sem saber que podem criticá-
los e confrontá-los. Aceitam seus
pensamentos, deixando preocupações,
baixa auto-estima, doenças e medos
sufocarem sua emoção, e simplesmente
não fazem nada. A educação mundial
falhou gravemente, fomos treinados para
atuar no mundo exterior e não no interior.
Para ilustrar nossa fragilidade nessa área
contarei uma história. Imagine que você
está tranqüilo na sala de sua casa e
subitamente aparece um ladrão enorme,
musculoso e com uma aparência violenta,
e arromba a porta. Você se assusta e se
desespera. O ladrão vai em sua direção, o
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ameaça e o espanca. Grita aos seus
ouvidos querendo saber onde está o cofre.
Você começa a sangrar, cai no chão e fica
debaixo da mesa. Ele começa a chutá-lo.
Mas de repente você faz uma grande
descoberta. Descobre que a arma dele é
falsa, que seus músculos enormes são
enchimentos de espuma e seu corpo é
franzino comparado ao seu. O que você
faria? Ficaria debaixo da mesa? Deixaria
que ele o ferisse impiedosamente?
Permitiria que roubasse o que você tem de
mais precioso? A maioria das pessoas
reagiria se o ladrão fosse real, mas não
reage quando o ladrão é psíquico. Deixe-
me explicar: - Todos reagiriam se o ladrão
fosse externo, estivesse fora deles. Mas
quantos reagiriam se o ladrão fosse
interno, estivesse na sua mente, tal como
seus pensamentos negativos, pânico,
culpa, timidez, angústias, relações
impulsivas?
A maioria não reage ao ver sua
preciosa tranqüilidade e segurança
espancadas, roubadas, machucadas. Tem
um eu tímido e frágil. Infelizmente
aprendemos a ser submissos em nossa
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mente. Milhões de crianças e adultos
adoecem psiquicamente por causa disso.
Se os ensinamentos deste livro estivessem
presentes na pauta das escolas, creio que
muitos psiquiatras iriam tornar-se poetas e
músicos. Não teriam pacientes. Você se
considera uma pessoa submissa ou um
líder?
Jamais deveríamos ser submissos
diante dos entulhos psíquicos que se
acumulam no solo psíquico. Jamais
deveríamos aceitar sermos dominados por
qualquer característica de personalidade
que afeta nossa qualidade de vida e destrói
tudo que amamos. Precisamos reagir!
É paradoxal, o ser humano tem
tecnologia para destruir montanhas, mas
tropeça nas pedras do seu medo e mau
humor.
Devemos respeitar as pessoas mais
velhas, as regras sociais e os direitos
humanos. Mas não devemos respeitar os
pensamentos e as emoções que assaltam
nossa personalidade.
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Você tem o direito de ser o autor da
sua própria história. Você deve equipar
seu eu para ser o ator principal do teatro
da sua mente. Caso contrário, como
veremos, as perdas e frustrações que o
dominam não irão embora depois de
saírem de cena. Para onde irão? Irão para o
inconsciente, para os bastidores do teatro,
e farão parte da sua personalidade. Muitos
pais e professores deixam de brilhar
porque, pouco a pouco, se tornam
submissos à sua própria impaciência, não
aprendem a ter autocontrole para encantar
e surpreender os jovens. Muitos jovens são
submissos á sua insatisfação. Não
suportam críticas e perdas. Precisam ser
treinados para ter proteção emocional,
virar a mesa na sua mente e escrever sua
própria história. Este livro objetiva
contribuir para esse treinamento. E os
profissionais graduados? Eles têm um
comportamento diferente no anfiteatro dos
seus pensamentos? Os empregados mais
simples e os executivos dos mais altos
níveis têm dificuldades semelhantes para
ser líderes do seu mundo psíquico. Foram
treinados para trabalhar exteriormente,
mas não para ter um papel de destaque em
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seu interior. O que fazer quando estamos
perdendo o que mais amamos? Alguns
ficam paralisados, outros recuam. O que
você faria? Reconquistaria quem mais
ama? Lutaria pelos seus ideais? Romperia
o cárcere do medo? Correria riscos ou
ficaria na platéia esperando um milagre?
Insisto em repetir: somos treinados para
sermos espectadores, e não atores
principais. Mas se reagirmos, a vida se
tornará um espetáculo maravilhoso. Para
ilustrar melhor esse assunto crucial.
Contarei uma história em que você é o
personagem central. Por favor, identifique-
se apenas com as características que você
possui. O personagem que descrevo
poderia ser eu ou qualquer outra pessoa.
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Penetrando na Mente Humana:
Figura do Teatro - Ninguém pode conquistar o
mundo de fora se não aprender a conquistar o
mundo de dentro...
Certa vez, você passeava
tranquilamente pelas avenidas da vida. De
repente, resolveu entrar num teatro. Ficou
fascinado com sua beleza e arquitetura. O
público, pouco a pouco, o lotou. Todos
estavam ansiosos para ver a peça. Você
também, mas não sabia quem a escrevera,
qual era o seu conteúdo e nem quem eram
os atores. Não imaginava que algo
excepcional o aguardava. Você iria assistir
à peça mais importante da sua vida. Seus
olhos ficariam vidrados. Sua inteligência,
perplexa. Nunca um teatro tinha
escondido tantos segredos!
De repente, as cortinas se abriram,
seu coração palpitou. Os atores eram de
primeiro time. A peça logo de inicio o
cativou. O ator principal representava a
biografia de um personagem magnífico.
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Era inteligente, sutil, fino, corajoso. Você
se encantou com o personagem e com o
desempenho do ator principal. A peça
continuou. O personagem tornou-se mais
atraente. Mostrava gentileza com as
crianças, amabilidade com os idosos e
sensibilidade com os amigos.
Contemplava flores, tinha tempo para as
pequenas coisas. Elogiava as pessoas,
brincava com todos, sorria até das próprias
tolices. O público delirava com o
personagem. Você suspirava, identificava-
se com ele. Queria aplaudi-lo, mas se
continha. Aos poucos, áreas mais
profundas da biografia dele eram
reveladas. Perdoava as pessoas, as
encorajava e lhes dava sempre novas
oportunidades. Mais ainda. Era capaz de
se colocar no lugar dos outros e perceber
seus sentimentos e necessidades ocultos.
Os amigos amavam estar na sua presença,
os parentes gostavam de colocá-lo no
centro das atenções. Ao mesmo tempo que
era afetivo e sensível, vivia a vida com
aventura, era ousado, tinha grandes metas
e grandes sonhos. Esse personagem era
tudo que você sempre quis ser. Você se
apaixonou por ele. Por isso, num golpe de
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coragem, ficou de pé e o aplaudiu
calorosamente. Todos o acompanharam. O
teatro vibrou. O ator principal ficou
deslumbrado. De repente, uma surpresa.
Enquanto os aplausos cessavam, duas
pessoas entraram no palco, interrompendo
subitamente a peça. Desenrolaram uma
faixa na frente dos atores. Você ficou
pasmado! A faixa revelava o nome do
personagem cuja biografia estava sendo
encenada. Talvez estivessem
homenageando uma pessoa importante do
passado, você refletiu. Mas se
surpreendeu...
Ao desenrolarem a faixa, você quase
desmaiou na cadeira. Na faixa constava
seu nome! Assombrado, esfregou os olhos
e beliscou os braços para verificar se não
estava sonhando. "Não é possível!", você
dizia. Nesse momento, o público inteiro se
levantou, o focalizou e o aplaudiu
prolongadamente. No palco, os atores
também o ovacionaram. Você não sabia o
que fazer. Sua emoção estava arrebatada,
não conseguia reagir de tanta alegria.
Então, descobriu que, quando se
apaixonara pelo personagem, você se
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apaixonara por si mesmo. Não sabia que
tinha uma auto-estima tão borbulhante.
Você chorou...
Você não tinha consciência de que
era uma pessoa tão atraente, animada,
cativante, segura, singela, serena, dócil e
interiormente bonita Ao ver a peça,
descobriu características belíssimas de sua
personalidade. Você ficava tão bem no
palco. Parecia um grande artista. Passado
o êxtase, você ficou de pé, deu largos
sorrisos para a platéia e distribuiu muitos
acenos. De repente, outra grande surpresa.
Ao percorrer a platéia com os olhos,
descobre que ela é constituída por pessoas
que passaram pela sua vida. Você não
sabia se ria ou se chorava. Jamais pensou
que viveria uma emoção tão grande.
Lá estavam seus amigos de infância.
Que saudades! Quantas brincadeiras.
Como a vida era suave e bela. Você
marcou a vida deles, por isso eles estavam
lá o prestigiando e torcendo por você. Mas
infelizmente você raramente os visitou ou
deu um telefonema para eles. Na platéia
também estavam os queridos professores.
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Alguns ensinaram você a pegar no lápis,
outros a entender os números e ainda
outros a não temer a vida. Seus colegas de
trabalho mais íntimos também estavam lá.
E você pensava que eles não se
importavam com você. Por isso, não
entrava no mundo deles e desconhecia
suas dificuldades. Os amigos recentes
também estavam presentes. Sentiam
orgulho de você. Para eles, você reluzia no
palco e de fato merecia ser aplaudido. Lá
se encontravam ainda todos os membros
da sua família, dos mais íntimos aos mais
distantes. Todos acreditavam em você, o
amavam profundamente. Você nunca
imaginou que era tão especial e querido.
Sentiu-se a pessoa mais realizada e
importante do mundo. Sentiu que era
valorizado como ser humano, e não por
seu dinheiro ou sucesso. Então você
abaixou a cabeça e agradeceu a todos. O
palco era seu. O teatro se tornou sua casa.
Neste momento, alguém lhe passou um
microfone. Todos silenciaram. Esperavam
suas palavras. Emocionado e sincero, você
disse que não entendia o que estava
acontecendo, tudo parecia um sonho
maravilhoso. Agradeceu a homenagem e
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disse humildemente que não merecia tanto
carinho. Mais aplausos, mais lágrimas.
Você agradeceu aos atores. Fixou os olhos
no ator principal, sentiu que tinha algo em
comum com ele. Disse-lhe: "Muito
obrigado, você é demais!". E falou para a
platéia: "Construí amigos, enfrentei
derrotas, venci obstáculos, bati na porta da
vida e disse-lhe: não tenho medo de vivê-
la!".
As pessoas admiraram suas palavras.
Você finalizou seu breve discurso com
uma bela poesia: "Aprendi o caminho da
singeleza, encontrei a morada da
segurança, escalei os penhascos da
coragem e procurei beber da fonte onde
jorra a sensibilidade."
As pessoas se convenceram de que
estavam diante de um sábio, um poeta da
vida. Então, você olhou para o infinito e
falou algo para si mesmo: "A vida é um
grande espetáculo. Vale a pena vivê-la,
apesar de todas as suas dificuldades. Um
vencedor não pode estar na platéia. Tem
de estar no controle de sua vida!".
Espere! A peça ainda não terminou.
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O Outro Lado da História:
Muitos, nos momentos mais difíceis da sua
vida, descem do palco e se tornam espectadores
das suas misérias emocionais.
Após esses momentos de indizível
felicidade, você sentou na poltrona e
relaxou. Ia começar a segunda parte da sua
história. Esperava que você e a platéia
ainda assistissem a seus comportamentos
maravilhosos, sua magnífica inteligência,
suas românticas emoções. No início da
apresentação, algo inesperado aconteceu.
O ator principal abandonou o palco, veio
para a platéia e sentou-se ao seu lado.
Você apertou suas mãos e sentiu-se
honrado. O teatro estava à meia-luz. Ao
olhar para o ator, você piscou os olhos
tentando enxergá-lo melhor, pois sentia
que ele lembrava alguém conhecido.
Você se esqueceu que qualquer
história, tanto a minha quanto a sua, tem
vales e montanhas, coragem e timidez,
conquistas e decepções, sanidade e
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loucura. Você começou agora a ver o outro
lado da sua personalidade. É ótimo ouvir
os aplausos, mas é dramático ouvir as
vaias. Os atores coadjuvantes e até os
figurantes dominaram o palco.
Começaram a representar um personagem
intolerante, que ficava irritado por tolices,
perdia a paciência com facilidade. Você
olhou de lado, deu uma risada forçada e
fez um gesto com as mãos abertas pedindo
compreensão. Afinal de contas, todo
mundo erra.
A peça continuou, e você começou a
suar. Na primeira parte seu personagem
era tão tranqüilo e sereno, na segunda
levantava a voz desnecessariamente.
Perdeu seu bom humor, machucava as
pessoas que mais amava. Não dava mais
risadas das próprias tolices, não brincada,
não elogiava as pessoas. Os atores
encenavam você sendo capaz de sofrer
horas e horas por um problema que não
acontecera ou que você mesmo criara. Um
ator coadjuvante teve a ousadia de pegar
uma grande lata, ir para o centro do palco
e escrever nela diante da platéia: "SUA
EMOÇÃO É UMA LATA DE LIXO!"
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Você engoliu em seco. Remexeu-se
na poltrona. Queria protestar, mas sua
consciência o acusava. Teve de admitir que
levava problemas para a cama. Sofria por
antecipação. Uma ofensa gerava um
turbilhão de idéias perturbadoras. Foi
obrigado a reconhecer que escolhia os
alimentos que digeria, mas não aqueles de
que sua emoção se nutria.
Assumiu que se preocupava com a
segurança do carro, da casa, mas nunca
tinha feito um seguro emocional, nunca
tinha pensado que deveria proteger e
acariciar a sua própria emoção. Você se
punia, não admitia seus erros, se culpava,
reclamava muito, agradecia pouco. Era seu
próprio carrasco. As vaias começaram a
surgir. A platéia, inconformada, gritava
para você: "Onde está a pessoa apaixonada
pela própria vida! Por que você leva a vida
tão a sério? Onde estão os seus sorrisos?".
Essas perguntas ecoavam na sua alma,
cortavam o seu coração. Sua vida deixou
de ser um sonho e tornou-se um pesadelo.
Você afundou na cadeira, franziu a testa e
começou a achar que esse teatro não era o
melhor lugar para estar. Mas o que fazer?
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Essa era a sua história. Fugir do teatro era
fugir de si mesmo. Mas, em vez de assumir
seus erros, ficou irritado com o ator
principal: "Minha história era tão bela
quando ele estava no palco!".
Os atores continuavam a dissecar sua
biografia. Mostravam que você não tinha
mais tempo para os amigos, nem para si
mesmo, não convidava ninguém para
jantar. Você engolia sua comida, fazia tudo
rápido, tornara-se uma máquina de
atividades. Já não cativava seus colegas de
trabalho. Não amava mais os desafios, não
eram mais criativo, determinado, idealista.
Sua história perdera o brilho. Vivia
ansioso, distraído, não se concentravam,
seus pensamentos estavam acelerados, e
ainda por cima reclamava que se sentia
sempre cansado e esquecido. Não
acordava e agradecia a Deus pelo
espetáculo da vida. Sua história começou a
ficar mais sombria. O medo começou a
ganhar o palco: medo do amanhã, de
falhar, de ser derrotado, de ter sua imagem
social diminuída. Não conseguia ser livre,
se preocupava demais com a opinião dos
outros. A platéia, pasmada, olhou para
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você, esperando que reagisse. Algumas
pessoas mais próximas imploravam para
você subir no palco e mudar o roteiro de
sua história. Mas você, inseguro, se
perguntava: Eu? Reagir? Entrar no palco?
Nunca fui um ator! Como farei isso?.
Nunca foi tão difícil mudar sua história.
Você tinha sido bom para os outros, mas
não sabia cuidar com carinho de si mesmo.
Você olhou para o ator principal e fez um
gesto para ele entrar no palco. Ele ficou
mudo. Então, você começou a falar
baixinho: "Frágil! Inseguro! Vai para o
palco, assume seu papel! Tome uma
atitude!". Você projetou nele sua raiva,
como se ele fosse culpado pelos seus
vexames, suas atitudes incoerentes, sua
falta de tolerância. Olhou em torno
tentando procurar outros culpados.
Culpou seus íntimos, a incompreensão das
pessoas, a economia do país. Mas, no
fundo, você sabia que seus argumentos
eram desculpas. Você sabia que se tornara
submisso às suas decepções e problemas
emocionais e sociais. Projetava nos outros
suas falhas. As vaias aumentaram. Numa
atitude desesperada, você pensou em
criticar abertamente o ator principal para
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que ele tomasse uma atitude. Queria
gritar: "Esse ator é omisso, não me
defende, não me valoriza!". Entretanto,
quando olhou para a poltrona dele, ela
estava vazia. Intrigado, você se
perguntava: "Por que ele desapareceu?".
Sua solidão expandiu-se.
Eis outra surpresa. Subitamente você
olhou para seu corpo e percebeu que
estava com os trajes do ator principal. "O
que significa isso? Estou numa
armadilha?". Mais perguntas, nenhuma
resposta. De repente, surgiu um grande
insight, uma percepção interior. Abriram-
se as janelas da sua inteligência...
Perplexo, você descobriu afinal que
nunca existira um ator principal. Você era
esse ator. Percebeu que na 1ª parte da peça
você tinha sido um personagem brilhante,
seguro, marcante, sensível, líder de si
mesmo. Tinha sido um excelente autor da
sua história, escrevera nas páginas da sua
memória a sua peça. Dirigira com maestria
a sua vida.
Na segunda parte, você tinha
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deixado o palco, se auto-abandonara,
tornara-se um espectador passivo. Então,
entendeu que nesses momentos os atores
coadjuvantes, representados pelos seus
conflitos, traumas, pensamentos negativos
e emoções tensas, o controlaram e
dominaram. Infelizmente, você deixou de
ser o ator principal nos momentos em que
mais precisava. Foi uma triste, mas
importante descoberta. Percebeu que toda
vez que estava ansioso, irritado, frustrado,
impaciente, você não conseguia
administrar sua emoção. Sua capacidade
de raciocinar ficava bloqueada, e por isso
você ia para a platéia. Comportava-se
como um espectador da sua vida, não a
dirigia. Compreendeu que isso acontece
com todo ser humano. Quando temos
reações estúpidas, impensadas e sem
compaixão, estamos sendo manipulados
pelas dificuldades externas e internas.
Reconheceu, assim, que os fracos culpam e
agridem, mas os fortes são tolerantes e
amáveis.
Você tinha prometido a si mesmo
que seria mais tranqüilo, não levaria
problemas para casa, teria mais sonhos,
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veria mais flores, abraçaria mais, faria da
vida uma festa. Mas não cumpriu suas
promessas. Por isso, concluiu que não
podia culpar ninguém por suas falhas.
Tinha de assumi-las com honestidade.
Também concluiu que não adiantava
se remoer de culpa, tinha de compreender
as suas limitações e aprender a corrigir
suas rotas. mas como fazer isto? Será que
não é melhor ficar na platéia do que falhar
no palco? Será que vale a pena correr
riscos? Você tinha adiado muitas decisões
na sua vida. Chegara à hora de decidir!
Mas que atitudes tomarem?
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Entrar no Palco ou Ficar na Platéia:
No teatro da nossa mente nossa meta é ser o
ator principal. Ficar na platéia é abandonar a si
mesmo...
Após esses belos momentos de
reflexão, você olhou para a platéia e ficou
mais uma vez chocado. O teatro estava
vazio. Intrigado, você se bombardeou de
perguntas: "Onde estão as pessoas que eu
amo? Todas me abandonaram no
momento em que mais preciso delas?".
Gostaria de abraçar um amigo, chorar
junto, pedir seu apoio, mas as poltronas
estão vazias.
Você se desesperou, sentiu-se sem
chão. Mas em seguida teve outro insight
maravilhoso, outra percepção profunda.
Num piscar de olhos compreendeu o
quebra-cabeça em que tinha se envolvido.
Enxergou, afinal, que não havia um teatro
físico. O teatro em que estava era o
ambiente da sua própria mente. As
pessoas nunca estiveram presentes
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fisicamente na platéia. Elas estavam todas
na sua memória. Vieram à tona porque
v1ocê fez um mergulho em seu
inconsciente, porque viajou pelas avenidas
do seu ser. Nessas viagens, conheceu seus
jardins e seus desertos. Viveu uma
fantástica experiência de se encontrar
consigo mesmo. Muitos nunca se
encontram. A peça teatral tornou-se o
espelho da sua história. Sentiu que seu
maior desafio era liderar sua vida, mas
você se auto-abandonava. Necessitava
modificar sua história, mas sentia-se
impotente. Você entendeu que empurrava
a vida. Percebeu que não fazia escolhas,
que adiava decisões, não exercia seu livre-
arbítrio...
Teria de resgatar sua garra, e voltar a
fazer da vida uma grande aventura. Teria
de implodir o tédio, a rotina, a mesmice.
Precisaria dar mais atenção aos seus
amigos, amar mais seus íntimos, ter novos
começos. Precisaria elogiar mais e criticar
menos, agradecer mais e reclamar menos,
viver mais suavemente e cobrar menos das
pessoas. Deveria subir no palco tantas
vezes quantas fossem necessárias. Ao
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enxergar isso, mergulhou dentro de si,
olhou para todas as tentativas frustradas
de mudar sua vida e começou a achar que
era quase impossível vencer seu mau
humor, suas lamentações, sua ansiedade,
impaciência, irritabilidade. Você
aconselhou muitas pessoas a deixarem de
ser frágeis, a pararem de olhar para os
próprios pés, a levantarem a cabeça,
fixarem os olhos no horizonte, mas agora
não conseguia ouvir sua própria voz.
Tinha dito para a platéia que batera na
porta da vida e proclamara que não tinha
medo de vivê-la, mas agora se sentia
inseguro, paralisado. Essa história revelou
que você vivera a mais dramática solidão:
a de ter esquecido de si mesmo na sua
trajetória existencial. Cuidou de muitos,
mas não de si. Esqueceu-se de garimpar
ouro no solo das suas psiques, um lugar
onde o dinheiro não vale nada e a
sabedoria vale muito... Empobreceu,
tornou-se triste e ansioso. Chorou...
Infelizmente, a história que contei
representa uma parte da biografia de cada
um de nós. Não ficamos atentos para
corrigir as pequenas mudanças que
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corroem nossa qualidade de vida. Só
descobrimos nossas derrotas depois das
grandes perdas. Por fim descobrimos: Ser
espectador gerou um falso conforto.
Fomos controlados por nossos problemas.
Perdemos as coisas que mais amávamos,
inclusive dentro de nós. A vida deixou de
ser simples, gostosa, suave. O que fazer?
Precisamos resgatar o amor pela vida, o
amor mais excelente... "Você é apaixonado
pela vida? O que você faria se estivesse
nesse teatro?". Ficaria na platéia? Entraria
no palco? Seria um figurante tentando
uma oportunidade para aparecer? Faria
um papel de importância? Seria um ator
coadjuvante? Ou entraria no palco e
proclamaria: "Esta é a minha vida! Eu não
abro mão de ser o ator principal!".
A humanidade gerou imensas
platéias e poucos atores principais. Por
isso, guerras foram deflagradas,
sofrimentos perpetrados. Precisamos
procurar responder a certas perguntas. Por
que é mais fácil estar na platéia? Por que
permitimos que o medo nos encarcere, as
idéias negativas nos aprisionem e as
emoções tensas bloqueiem a nossa
30
inteligência?
Por que líderes empresariais que
dirigem milhares de funcionários são às
vezes frágeis líderes de si mesmos, a tal
ponto que uma frustração gera neles uma
ansiedade explosiva? Por que alguns
intelectuais brilham quando tratam
assuntos lógicos, mas perdem a lucidez
quando contrariados?
Por que educadores experientes não
conseguem educar a própria emoção e
submetê-la ao domínio da sua vontade?
Por que pais maduros às vezes falham
drasticamente, têm reações impulsivas e
fere quem mais amam? Por que jovens que
batem no peito dizendo que são livres são
na realidade escravos das suas ansiedades
e conflitos?
A partir de agora tentarei responder
a essas perguntas. Quero começar
afirmando que a maioria das pessoas que
não tem doenças psíquicas clássicas, como
depressão e fobias, também não foram
treinadas para gerenciar os pensamentos,
administrar as emoções, virar a mesa em
31
seu inconsciente. Você fez esse
treinamento? Uma das grandes causas da
falha da educação em realizar esse
treinamento é que a psicologia estudou
pouco como o próprio eu se forma, como
se constroem os pensamentos e quais os
papéis da memória na formação da
personalidade. Convido-os, agora, a
penetrar no admirável funcionamento da
mente!
32
Compreendendo o Teatro da Mente
Humana:
O maior líder é aquele que reconhece sua
pequenez, extrai força da sua humildade e
experiência da sua fragilidade...
Inteligência multifocal é a teoria que
desenvolvi durante mais de vinte anos
sobre o funcionamento da mente e que tem
sido estudada por vários cientistas e usada
em vários países em teses acadêmicas. Ela
traz luz a vários pontos obscuros da nossa
inteligência. Por exemplo: "a construção
de pensamentos é multifocal."
Isso significa que, ao contrário do
que a ciência pensou durante séculos, não
é apenas o "eu" que constrói cadeias de
pensamentos. Vimos que pensar é
inevitável, pois há três outros fenômenos
inconscientes que lêem à memória e
produzem milhares de pensamentos. São
eles: "o Gatilho da Memória, a Janela da
Memória e o Autofluxo".
33
A teoria da Inteligência Multifocal
demonstra que somos mais complexos do
que a psicologia e a psiquiatria têm
pensado até hoje. Você não acharia um
absurdo se visse um carro andando sem
um motorista, apenas com um passageiro
no banco de trás? Isso ocorre na mente
humana. Se o "eu", que representa nossa
capacidade consciente de decidir, não
dirigir o veículo da nossa mente, ele será
dirigido pelos fenômenos inconscientes do
gatilho da memória, da janela da memória
e do autofluxo. Esses três fenômenos são
três atores coadjuvantes do teatro da
mente. Eles produzem tanto os
pensamentos belíssimos quanto os
perturbadores, tanto as alegrias quanto as
misérias afetivas. Há pessoas que sofrem
muito com idéias obsessivas. Têm mania
de limpeza, perfeccionismo, contar e
recontar coisas, repetição de hábitos, como
apertar a pasta de dente sempre do mesmo
modo. Algumas estão ótimas de saúde,
mas pensam que estão com AIDS, que têm
um câncer ou que vão enfartar. São cultas,
mas escravas das suas idéias fixas. Quem
produz os pensamentos que detestamos?
São os três fenômenos inconscientes que
34
citei. Eles comandam o palco. Observe!
Todos nós pensamos tolices, nos
atormentamos com idéias absurdas,
sofremos por antecipação. "Você governa
seus pensamentos ou eles o dominam?".
Há pessoas que têm todos os motivos
do mundo para serem alegres, mas são
tristes. São boas pessoas, têm família
maravilhosa, dinheiro, casa na praia,
prestígio social, mas choram como
crianças, sentem-se insatisfeitas, infelizes.
Não têm psicose, nem traumas psíquicos
importantes, mas os atores coadjuvantes
da sua mente controlam o palco. "O eu
tornou-se um mero espectador."
Um grande industrial disse-me certa
vez que tinha inveja dos funcionários do
chão de fábrica, pois cantavam durante o
trabalho, enquanto ele era um rico-
miserável, pois sentia-se aprisionado por
idéias perturbadoras, vivia ansioso e sem
encanto pela vida. Por que temos três
atores coadjuvantes no teatro da nossa
mente? Não poderia existir apenas o ator
principal? Por que não temos pleno
domínio de nós mesmos? Tais perguntas
35
expressam o coração da psicologia e da
filosofia. Vou dar aqui duas respostas.
Primeiro, sem os atores coadjuvantes, o
teatro seria um monólogo e somente o ator
principal atuaria: nossa espécie morreria
de tédio, angústia e rotina. Haveria
suicídio em massa. Por quê? Porque
grande parte dos sonhos, inspirações,
criatividade e idéias que nos distraem e
animam é produzida pela leitura
espontânea da memória feita por esses três
atores, e não pelo eu. Segundo, são os
atores coadjuvantes que formam o ator
principal no teatro da mente. Quantos
pensamentos as crianças até os sete anos
de idade produzem por ano? Milhões e
milhões. Eles são constituídos de fantasias,
distrações, imagens mentais, afetividade.
Quem os produz? Não é o "eu", pois a
criança ainda não tem um eu formado,
consciente, apto para criticar, decidir,
escolher. Quem os produz são os atores
coadjuvantes. Por que os produz? Para
satisfazer a emoção e alimentar a memória
com informações e experiências e,
consequentemente, preparar um alicerce
para que o "eu" amadureça, tenha
consciência e se torne pouco a pouco o ator
36
principal.
O grande problema é que, se não
houver treinamento e educação adequados
para formar esse alicerce, o "eu" poderá ser
um péssimo ator principal. Quando os
atores coadjuvantes lerem à memória e
construírem pensamentos perturbadores
que geram ansiedade, humor depressivo e
pânico, o "eu" não conseguirá entrar em
cena, confrontá-los e virar a mesa.
Há pessoas imaturas de vinte, trinta,
quarenta anos. São fortes quando as águas
da emoção estão tranqüilas. Quando as
ondas das falhas e sofrimentos as atingem,
elas afundam como pedras.
Um alerta! Pelo fato de esses atores
ou fenômenos psíquicos serem tão
importantes para gerar o prazer e formar o
"eu", eles nunca terão um papel pequeno
no teatro da mente. O que não podem é
controlar o palco. Quem deseja uma
liberdade sem limite perderá a própria
liberdade, será aprisionado por esses
atores.
Adquirimos diplomas para atuar no
37
mundo de fora, mas somos frágeis para
liderar o mundo psíquico. Temos
tendência em ser gigantes no mundo
profissional, mas meninos no território das
emoções e dos pensamentos. Vamos
entender melhores esses fenômenos.
38
Os Três Atores Coadjuvantes do
Teatro da Mente:
Alguns viajaram pelo mundo todo, mas nunca
tiveram coragem ou habilidade para viajar para
dentro de si mesmo...
Quais as funções dos três fenômenos
ou atores coadjuvantes da nossa mente?
Farei uma síntese deles.
Gatilho da Memória:
É o fenômeno que faz com que cada
estímulo visual, sonoro ou psíquico seja
interpretado imediatamente, em milésimos
de segundo. As imagens das flores,
pessoas, objetos são identificadas não pelo
"eu", mas pelo Gatilho da Memória. Temos
Milhões de imagens na memória, mas
quando vemos a imagem externa de uma
flor, por exemplo, o Gatilho é acionado,
acerta o alvo e identifica a imagem. Sem
39
esse fenômeno, o "eu" ficaria confuso.
Como o Gatilho da Memória pode
nos prejudicar? Por exemplo, quando
alguém vê uma pessoa que o feriu ou
rejeitou, o Gatilho é detonado em frações
de segundos, abre os arquivos que contêm
as ações dessa pessoa, gerando raiva e
ansiedade. Se o "eu" não retoma a
liderança, ele vai imediatamente para a
platéia.
Não somos gigantes. Apesar de o
Gatilho ajudar muitíssimo nossa
inteligência, diariamente ele nos envia
para a platéia. Alguns jovens vão a cada
dez minutos para a platéia: ninguém pode
dizer-lhes "não" sem que se ofendam.
"Quem reclama, agride os outros e se
ofende com facilidade é frágil". Deve
retomar o palco. Helena era uma jovem
motivada e inteligente. Falava três línguas.
Discutia suas idéias com os amigos de
maneira segura e livre. Mas tinha um
problema, não conseguia falar em público.
Quando estava diante de uma platéia
exterior, o Gatilho era pressionado na sua
mente e abria um arquivo que continha o
40
medo de falhar, de passar vexame. O
público levava Helena para a platéia
interior. Ela ficava aprisionada. Teve de
exercitar-se para deixar de ser uma pobre
vítima do Gatilho. O resultado? Tornou-se
livre. Não é possível brilharmos nas
platéias exteriores se somos tímidos
espectadores na platéia da nossa mente.
Autofluxo:
Ele produz a grande maioria dos
pensamentos no teatro da nossa mente.
Produz os pensamentos que nos distraem,
nos animam, fazem sonhar. Como o
Autofluxo faz isso? Através de milhares de
leituras espontâneas da memória sem uma
direção lógica. Você não fica intrigado com
certos pensamentos que produz?
Pensamos em situações bizarras, em
amigos da infância, no tempo. Esse ator
coadjuvante nos faz viajar para o passado
e para o futuro. Alguns viajam tanto no
mundo das idéias que vivem distraídos,
não ouvem quase nada do que as pessoas
41
lhes dizem.
Como o fenômeno do Autofluxo, que
traz graça e alegria para a nossa vida, que
nos ajuda a vencer o tédio e a angústia
existencial, pode nos prejudicar? Ele nos
prejudica porque não produz somente
pensamentos e idéias saudáveis, mas
também pensamentos atormentadores e
estressantes.
Quando o Autofluxo lê áreas
doentias da memória, produz emoções
ansiosas, tímidas, culposas, nos faz sofrer
por antecipação, resgata experiências
dolorosas. Diariamente o Autofluxo nos
anima e nos distrai, mas também nos envia
para a platéia. Alguns são acorrentados
pelas idéias negativas. Os pessimistas
vivem um teatro de terror. O bom humor é
um bálsamo. Pensar é bom, mas pensar
demais é um problema. Se o Autofluxo é
superestimulado pelo excesso de
atividades, informações e preocupações,
geram a síndrome do pensamento
acelerado (SPA). Quem tem SPA acorda
cansado, sofre pelo amanhã, não se
concentra, tem esquecimento e sintomas
42
físicos. A SPA nos imobiliza na platéia.
Milhões de pessoas a possuem. Sem o
fenômeno do Autofluxo, o "eu" não se
formaria. Sem ele, nossa espécie teria
depressão coletiva, morreria de tédio. Mas
ele não pode ser o ator principal, embora
teime em querer liderar nossa mente. "O
eu deve gerenciar o fluxo dos
pensamentos".
Matheus era executivo de uma
grande empresa. Era líder, não pelo cargo
que ocupava, mas por sua qualidade como
pessoa. Era otimista, motivava as pessoas e
amava desafios. Criava oportunidades nas
dificuldades. Sua empresa superava as
crises e tinha altos índices de
lucratividade. Matheus, porém, era infeliz.
Ele sabia investir milhões de dólares,
mas não em sua qualidade de vida.
Tornou-se uma máquina de trabalhar.
Tinha uma intensa SPA, vivia cansado,
ansioso, irritado, triste, sonolento e
esquecido. Não era um líder interior. Para
não falir sua emoção teve de aprender a
administrar seus pensamentos. Como?
43
Compreendendo o funcionamento
da mente e usando as técnicas do próximo
capítulo. Quando entendemos o que é o
Gatilho da Memória e o fenômeno do
Autofluxo, creio que percebemos que
temos tendência a ficar na platéia da nossa
mente. Isso acontece com todos, inclusive
psiquiatras, psicólogos, cientistas,
executivos.
A espécie humana, que é tão
dominadora, foi em muitos momentos da
sua história aprisionada no secreto do seu
ser. As guerras, doenças psíquicas,
violações dos direitos humanos, destruição
do meio ambiente revelam nossa falta de
autocontrole. Causamos desastres sociais e
ambientais.
Comentarei agora o terceiro ator
coadjuvante para entendermos melhor
esse processo.
44
Janela da Memória:
Este é o terceiro fenômeno do teatro
da mente. A memória humana se abre por
janelas. Cada janela possui um grupo de
arquivos que contém milhares de
informações agregadas. Temos milhões de
janelas no córtex cerebral. Não acessamos
arquivos inteiros, como nos computadores,
mas as janelas. Algumas janelas são
belíssimas, geram prazer, coragem,
respostas inteligentes. Outras são doentias,
geram ansiedade, ódio, desmotivação.
Precisamos entender que os atores
coadjuvantes cooperam uns com os outros
na saúde e na doença. Como? Deixe-me
contar uma história.
Havia um promotor de justiça
inteligente. Alguns o temiam. Enquanto
atuava no fórum, era o ator principal,
brilhava. Mas, de repente, pensava que
tinha um câncer no cérebro.
Imediatamente o Gatilho era acionado e
abria a Janela da Memória que o fazia ter
medo de sofrer, morrer, nunca mais ver os
filhos.
45
Segundos depois, o Autofluxo
começava a ler todas as informações dessa
Janela, fazendo da sua mente um teatro de
terror. Ele ia para o banheiro e chorava.
Sabia que essas idéias eram falsas, mas,
por estar na platéia, as vivia como reais.
Você já sofreu por causa das suas idéias?
Eu já sofri, mas as superei.
Às vezes brota em nós uma alegria
sem motivo ou uma tristeza sem causa.
Por quê? Porque durante o dia abrimos
várias janelas da memória aleatórias. Já
sentiu que parece que conhecemos um
ambiente que nunca vimos? Por quê?
Porque cruzamos a imagem presente com
os milhões de imagens da nossa infância.
Alguns têm tristeza ao entardecer ou
no domingo à tarde. Por quê? Porque
abrem sutilmente as janelas da solidão e
produzem pensamentos tristes e angústias.
Há muitos tipos de janelas doentias:
fóbicas (geram fobia social, claustrofobia,
etc.), obsessivas (geram idéias fixas),
antecipatórias (preocupações com o
futuro), da baixa auto-estima...
46
Janela Killer:
Algumas janelas geram uma emoção
com um volume de tensão intenso,
contendo, por exemplo, medo, raiva,
desespero, que são capazes de bloquear a
abertura das demais janelas da memória,
travando o raciocínio. São as janelas
"killer", que nos fazem reagir por instinto,
como animais.
Todos temos janelas "killer" que nos
fazem reagir sem pensar, ser impulsivos,
ferir quem amamos. Alguns maridos
dizem certas palavras que agridem suas
esposas e vice-versa. Brigam por pequenas
coisas. Onde brigam: no palco ou na
platéia? Quem perde o controle é vítima
das janelas "killer".
Marcos tirava as melhores notas da
sua universidade. Os alunos e professores
o admiravam. Pensavam que seria um
grande homem. Ninguém percebia, mas
ele vivia na platéia. Era vítima das janelas
"killer", que geravam nele timidez,
insegurança, medo da crítica. Após a
47
faculdade, fracassou. Tinha muitos
conhecimentos, mas não sabia trabalhar
em equipe, enfrentar desafios, liderar
pessoas. Muitos excelentes alunos não têm
grande sucesso. É necessário mais do que
conhecimento objetivo para nos tirar da
platéia e nos fazer ser livres e líderes.
Espero que este livro ajudem muitos a
saírem da platéia e brilhar no palco.
Muitos pais e filhos ferem uns aos outros.
Por quê? Porque são vítimas dessas janelas
mortíferas. As janelas "killer" contêm os
arquivos dos nossos maiores traumas,
perdas, frustrações. Elas são responsáveis
pela maioria dos suicídios, homicídios,
divórcios, fobias, depressão.
Uma recomendação. "Não corrija ou
provoque as pessoas que estiverem
tensas". Espere a temperatura da emoção
delas baixar. Assim, sairão das janelas
"killer", abrirão sua memória e terão
respostas inteligentes. Também "respeite
seus próprios limites". Quando estiver
irritado e ansioso, ame o silêncio. No
primeiro minuto de tensão produzimos
nossos maiores erros.
48
Os bastidores da mente:
É o inconsciente. Não apenas
sofremos quando estamos na platéia
assistindo passivamente às nossas
experiências doentias, como após
deixarem o palco elas vão para os
bastidores do teatro da mente,
acumulando lixo no inconsciente. Deixe-
me explicar. Existe um fenômeno chamado
RAM: registro automático na memória.
Tudo que pensamos e sentimos é
registrado automaticamente na memória
pelo RAM, quer o desejemos ou não.
Cuidado! Lembre-se do que um ator nos
alertou: "sua emoção tornou-se uma lata
de lixo."
Veja se você tem as reações de quem
está na platéia: 1 - Reclamar
frequentemente; 2 - Reagir sem pensar; 3 -
Ansiedade; 4 - Baixa auto-estima; 5 -
Intolerância; 6 - Dificuldade; 7 -
Pensamento acelerado e controlador; 8 -
Emoção hipersensível e sem proteção; 9 -
Dificuldade de reconhecer erros e corrigir
rotas; 10 - Falta de autocontrole.
49
Se você tem de uma a duas atitudes,
fica pouco tempo na platéia; de três a cinco
atitudes, fica muito tempo na platéia; cinco
ou mais atitudes, fica plantado na platéia.
Há pessoas que optam por serem
agressivas e maquinarem o mal. Mas a
grande maioria deseja ser tranqüila, feliz,
livre, líder. Vejamos agora as técnicas para
sermos líderes em nossa mente.
50
Técnicas Psicológicas para Ser
Líder de Si Mesmo:
Um ser humano rico procura ouro na
sociedade, um ser humano sábio garimpa ouro
nos solos do seu ser.
Neste capítulo estudaremos
ferramentas para resgatarmos a liderança
do "eu". Quem deseja tornar-se um ator
principal da sua mente, desenvolver sua
inteligência e conquistar saúde emocional
e intectual precisa prestar muita atenção e
praticar as técnicas que comentarei. Elas
deveriam ser ensinadas em todos os níveis
escolares.
Há duas metas e duas técnicas que
alicerçam nossa capacidade de gerenciar
os pensamentos e emoções para sermos
líderes no palco da mente. Metas: Reeditar
a memória; Produzir janelas paralelas da
memória.
Técnicas: DCD (duvidar, criticar,
determinar); Mesa-redonda do "eu".
51
Reeditar a Memória:
Reeditar a memória é um dos
processos de transformação da
personalidade estudados pela teoria da
Inteligência Multifocal. Não podemos
deletar a memória, só reeditá-la ou
reescrevê-la. Não temos ferramentas para
apagar o passado registrado pelo
fenômeno RAM, seja bom ou ruim. Só
podemos reeditá-lo. O que é reeditar ou
reescrever a memória? Não é apagar os
arquivos doentes, mas inserir novas
experiências nas janelas da memória. É
entrar no palco da mente e construir
segurança onde existe o medo, lucidez
onde existe estupidez, tranqüilidade onde
existe ansiedade.
Pedro era um médico prestativo e
hábil. Tratava de pacientes com maestria e
segurança. Um dia teve um ataque de
pânico. O Gatilho da Memória detonou e
gerou uma janela "killer". Pedro começou a
ter medo de enfartar. O fenômeno do
autofluxo alimentou-se dessa janela e
produziu inúmeras idéias negativas. O
52
fenômeno RAM registrou-as e expandiu
seu medo inicial.
Sua saúde estava ótima, mas a janela
"killer" bloqueou seu raciocínio. Os
ataques se repetiram. Viveu o cárcere do
medo. Parou de trabalhar e ficou
deprimido durante muitos anos. Mas saiu
do caos. Libertou-se depois que usou a
técnicas do DCD para reeditar a memória.
Muitas pessoas calmas e seguras se tornam
ansiosas e inseguras ao longo dos anos,
pois vão acumulando nos bastidores da
mente as suas frustrações, perdas e
problemas psíquicos e sociais. Sem
perceber, vão transformando as janelas
saudáveis em doentias, e perdendo o
sorriso. Seu prazer de viver vai sendo
destruído.
Reeditar o filme do inconsciente
(memória) é a primeira meta para quem
quer deixar de ser algemado pelos atores
coadjuvantes do teatro da mente e pelos
traumas, conflitos, angústia, estresse.
Alguns perpetuam terapias por anos
porque não aprenderam a reeditar a
memória. Como reeditá-la?
53
Técnica do DCD:
A primeira técnica excelente que
tenho usado para estimular o "eu" a sair da
platéia, entrar no palco, gerenciar os
pensamentos e reeditar a memória é a
DCD (duvidar, criticar, determinar).
Essa técnica envolve as três
principais perolas da Inteligência
Multifocal: a "arte da dúvida" (perola da
filosofia), a "arte da crítica" (perola da
psicologia) e a "arte da determinação"
(perola da área de recursos humanos).
Você não imagina a força que temos que
fazer para sair da platéia quando usamos
essas três artes. Deixamos de serem
passivos, conformados e vítimas. Duvide,
critique e determine!
Marcos era presidente de uma
empresa, mas não presidia sua mente.
Reagia como se todas as mulheres o
traíssem. Casou-se e fez da sua relação um
inferno. Criava idéias de que sua esposa o
estava traindo. Torturava-a. Quando ele
ameaçou separar-se, ele procurou
54
tratamento. Na terapia, começou a
entender que era vítima do passado. Sua
mãe havia traído seu pai. Aprendeu a sair
da platéia, aplicou o DCD. Duvidou das
suas idéias dramáticas e as criticou
diariamente. Cada vez que uma idéia
dessas surgia, dizia para si: "Essa idéia não
tem fundamento"! Não serei mais
algemado por ela. Determino ser livre e
reconstruir minha história. Conseguiu
resgatar a liderança do "eu".
Não seja aprisionado pelos atores
coadjuvantes. Duvide de tudo que eles
produzem e que faz você ficar deprimido,
ansioso, sem auto-estima. Critique
seriamente cada pensamento negativo,
cada idéia tola que o perturba, cada
angústia, humor triste, medo, insegurança.
E, por fim, não peça compaixão para os
atores coadjuvantes. "Entre no palco" e
determine ser alegre, tranqüilo, conquistar
o que mais ama, ser líder de si mesmo. As
palestras de auto-ajuda pouco ajudam
quando as pessoas não compreendem o
funcionamento da mente. Não basta só
determinar, é preciso antes duvidar e
criticar para reeditar a memória. Quando,
55
no silêncio da nossa mente, "duvidamos,
criticamos e determinamos" diversas vezes
por dia ao longo de meses, construímos
uma nova história. Produzimos prazeres,
coragem, reflexões que são arquivados
pelo fenômeno RAM nos bastidores da
mente.
A técnica do DCD não apaga a
memória, mas reedita e reescreve o
inconsciente. Assim nos tornamos autores
da nossa história. Após seis meses de
prática dessa técnica, a qualidade de vida
dá um salto, e nos tornamos mais alegres,
simples, tranqüilos, seguros,
autoconfiantes. Mas é possível reeditar
todas as janelas da memória?
Não! Sempre ficam algumas janelas
doentias na periferia do inconsciente,
difíceis de serem reeditadas. Além disso,
mês após mês produzimos novas janelas
doentias, geradas pelas decepções, perdas,
conflitos sociais. Não há gigantes. Sempre
recaímos e voltamos para a platéia. Mas
qual é a grande diferença de quem atua
como ator principal e faz a técnica do
DCD? Essa pessoa se torna mais estável e
56
madura: as dores lapidam a sabedoria, as
falhas constroem a tolerância, as perdas
geram novas conquistas, os fracassos nos
tornam mais fortes. Os grandes líderes da
história praticaram o DCD intuitivamente.
Tenho estudado a mente de grandes
líderes da história, como Moisés, Maomé,
Confúcio, Buda. Gostaria de destacar
alguém que teve plena consciência de que
deveríamos deixar de ser espectadores,
que treinou seus discípulos
constantemente para saírem da platéia e
serem líderes. Seu nome é Jesus Cristo.
Escrevi sobre ele uma coleção que analisa
sua inteligência. Entenda que não estou
falando de religião, mas de uma pessoa
fascinante, famosíssima, e tão pouco
conhecida no teatro da sua mente. Jesus
Cristo nunca deixou o palco, extraiu força
da fragilidade, alegria da dor, sabedoria
das calúnias. Foi feliz na terra de infelizes.
Fomos treinados desde a infância a sermos
tímidos, frágeis, inseguros, diante das
nossas misérias psíquicas. Já notou que
quando algum tipo de medo nos abate, em
vez de duvidarmos dele, nós o aceitamos
passivamente? Já percebeu que agredimos
os outros quando estamos estressados e
57
ansiosos, em vez de criticar o estresse e
ansiedade?
Quando se abre uma janela da
memória doentia e produz emoção com
alto volume de tensão, bloqueamos a
leitura das janelas saudáveis, travamos a
inteligência. Nos focos de tensão ferimos
as pessoas e nos punimos. É justamente
nos focos de tensão que precisamos fazer o
DCD. Se você deseja ser apaixonado pela
sua vida, faça-lhe um grande favor: não
seja mais tímido e passivo diante dos seus
próprios ataques de raiva, irritabilidade,
de seus pensamentos negativos. Peça
desculpa se errou. Não brigue com os
outros, não os culpe, não discuta. Nossa
luta real é interior e silenciosa: no
anfiteatro da nossa mente. Os monstros
que os atores coadjuvantes encenam no
palco - seja o medo, a impaciência, a
intolerância, as preocupações - são
menores do que você imagina. Mas, se não
atuarmos, eles se acumularão no
inconsciente e poderão destruir nossos
sonhos, nossa paz, o prazer e o amor pela
vida.
58
Janelas Paralelas da Memória:
É a segunda meta que devemos ter
para sermos atores principais. Construir
janelas paralelas é criar na memória janelas
saudáveis que têm interconexão com as
janelas doentias do inconsciente. As
janelas paralelas abrem-se imediatamente
quando as janelas doentias são abertas,
fortalecendo a liderança do "eu". Imagine
uma pessoa que tem claustrofobia. No
momento em que entra num elevador,
abre-se uma janela "killer" que gera um
medo dramático de que ele vá parar e o ar
vá faltar. Mas se o paciente construiu
janelas paralelas, elas se abrirão, criando
condições para que ele tenha autocontrole.
Um dos maiores segredos para um
ser humano deixar de ser vítima dos seus
conflitos e se tornar livre para decidir seus
próprios caminhos é criar janelas paralelas
inteligentes. Algumas pessoas são quase
imutáveis. Elas perpetuam por décadas
sua teimosia, sua rigidez, sua ansiedade.
Por quê?
59
Porque não reeditam seu
inconsciente, nem constroem janelas
paralelas. Estão algemadas na platéia.
Você construiu várias janelas paralelas
intuitivamente ao longo de sua vida,
provavelmente sem perceber e sem saber
como o fez. Por isso, superou certos
fracassos, mágoas, rejeições, crises. Como
criar janelas paralelas?
Mesa-Redonda do "Eu":
Essa técnica é excelente para criar
janelas paralelas em pacientes que desejam
superar transtornos psíquicos ou em
pessoas que querem desenvolver seu
potencial intelectual e expandir sua
qualidade de vida.
Ela consiste numa reunião íntima
conosco mesmos pelo menos duas vezes
por semana durante quinze minutos, ou
alguns minutos por dia, por exemplo,
durante o banho. Paramos por alguns
momentos com tudo, entramos dentro de
60
nós mesmos e debatemos nossos
problemas, dificuldades, crises, perdas.
Discutimos e traçamos caminhos numa
mesa-redonda silenciosa situada no palco
da mente.
Bárbara era uma boa pessoa, mas
sofria muito. Tinha muitas janelas
doentias. Era hipersensível: pequenos
problemas causavam-lhe grande impacto.
Vivia a dor dos outros. Esperava muito
deles e frustrava-se facilmente. Uma crítica
estragava-lhe a semana. Não se protegia.
Fez terapias por mais de dez anos, mas
tinha freqüentes crises depressivas. Em seu
último tratamento, aprendeu a técnica da
mesa-redonda do "eu". Isolando-se
durante cerca de quinze minutos, fez
debates, questionamentos e críticas diárias
contra suas características doentias. Em
dois meses criou janelas paralelas. Plantou
um jardim em sua memória. Deixou de ser
vítima e tornou-se autora da sua história.
As psicoterapias analíticas objetivam
o autoconhecimento com o fim de reeditar
o inconsciente. As psicoterapias cognitivas
atuam nos sintomas com o objetivo de
61
criar janelas paralelas. Elas almejam tirar
os pacientes da platéia e levá-los para o
palco. Se os estimularmos a fazer a técnica
DCD nos focos de tensão, e a mesa-
redonda do "eu" fora dos focos de tensão,
elas dariam um grande salto. Todas as
doenças psíquicas podem ser superadas.
Se necessário, deve-se usar um
antidepressivo ou tranqüilizante, com
prescrição médica. Mas não devemos
esquecer que o "eu" deve ser sempre o ator
principal, e os medicamentos, o ator
coadjuvante.
Muitos passam anos sem conversar
consigo mesmo. Auto-isolam-se, se auto-
abandonam. Conversam com o mundo,
mas emudecem diante de si. Nossa espécie
é contraditória. Ela é belíssima e
complicadíssima. Desenvolvemos
tecnologia para falar com o mundo
externo, mas não sabemos dialogar com
nosso mundo interior.
A maioria das pessoas passa décadas
sem falar profundamente consigo mesma.
Os jovens sabem operar complexos
computadores, mas não sabem criticar
62
suas idéias, repensar sua história e discutir
seus problemas. Que sociedade é essa que
tem destruído a capacidade do ser
humano se interiorizar?
Parece loucura conversar sozinho,
mas loucura mesmo é a ausência de
autodiálogo. No livro "Dez leis para ser
feliz" eu digo: "Se o mundo nos abandona,
a solidão é suportável; se nós mesmos nos
abandonamos, é insuportável." Como
sermos autores da nossa história se não
entramos no palco, escrevemos nossos
textos e dirigimos a peça teatral da vida?
Milhões de jovens e adultos levarão
suas misérias emocionais para o túmulo,
sem saber que poderiam tê-las superado.
Nunca entenderam que a mente é como
um complexo teatro, que deveriam ter
feito uma mesa-redonda em seu interior e
deixar de ser vítimas do terrorismo dos
pensamentos!
Recebi recentemente um e-mail de
uma jovem. Disse-me que era ansiosa,
depressiva, comia compulsivamente.
Engordou quinze quilos em poucos meses.
63
Sentia medo, nojo, raiva e vergonha de si
mesma. Chorava muito. Tentou várias
vezes o suicídio. Mas, ao ler meus livros,
disse que se levantou e deixou de ser
vítima dos seus conflitos.
Começou a treinar ser líder de si
mesma. Emagreceu, voltou a estudar,
sorrir, ser apaixonada pela vida.
Agradeceu-me e disse com convicção:
"Descobri, com a leitura dos seus livros,
que todos temos problemas, uns mais,
outros menos, mas só não muda sua
história quem está morto..." Ela saiu da
platéia e subiu para o palco.
Gostaria de enfatizar que os
fenômenos ligados ao funcionamento da
mente descritos neste livro representam
temas novos e fundamentais na psiquiatria
e psicologia. É uma grande luz no caos das
sociedades modernas que se tornaram
fábricas de pessoas ansiosas, estressadas e
sem identidade.
Não há milagres para reeditar a
memória e criar janelas paralelas. O
processo não é mágico. Mas não desanime
64
quando recair. Insista, eduque sua emoção,
treine. Persevere, mesmo quando achar
que não tem mais força. Se precisar chorar,
chore, mas não desista quando tropeçar.
Aos poucos você vai se surpreender.
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Considerações Finais:
Quem tem luz exterior caminha sem tropeçar,
quem tem luz interior caminha sem medo de
viver...
A lista de pessoas encantadoras que
foram algemadas na platéia é enorme. Elas
poderiam ter mudado suas histórias se
conhecessem as técnicas que estudamos.
Crianças extrovertidas perderam
para sempre sua seguranças depois que
sofreram traumas e perdas. Garotas
brilhantes tiveram sua auto-estima
dilacerada por não terem um corpo de
acordo com o padrão doentio da mídia.
São belas, mas não reconhecem isso.
Estudantes inteligentes não conseguiram
ter sucesso, porque falharam nas provas.
Jovens sensíveis perderam o romantismo
da vida depois de fracassarem em seus
relacionamentos afetivos.
Adultos lúcidos e amáveis foram
amordaçados pela timidez, sentiram-se
66
diminuídos sem saber que nunca foram
inferiores aos outros. Trabalhadores
competentes foram bloqueados pelo medo
de serem reprovados pelos colegas, não
exteriorizaram seus pensamentos, não
conseguiram debater suas idéias, nem
trazer soluções.
Empresários admiráveis nunca mais
se levantaram depois de atravessarem uma
crise financeira. Sentiram vergonha e
medo social. Executivos fascinantes
deixaram de ser empreendedores depois
que atravessaram o vale das derrotas. Não
souberam construir força na fragilidade e
oportunidade nos desafios.
Pais maravilhosos, por não saberem
falar a linguagem da emoção, nunca
disseram aos filhos as palavras mágicas:
"eu te amo", "me perdoem", "deixem-me
conhecê-los". Filhos magníficos, ao se
sentirem feridos pelos pais, nunca mais
dialogaram com eles, não descobriram
seus sonhos, suas dores. Só os valorizaram
depois que eles fecharam os olhos...
Professores fantásticos, por não
67
compreenderem a construção da
inteligência, fizeram da memória dos
alunos um depósito de informações,
deixaram de ser mestres da vida, não os
ensinaram a ser líderes dos pensamentos, a
educar sua emoção e a desenvolver a arte
de pensar. Pessoas maravilhosas foram e
têm sido acorrentadas pelas suas
angústias, aprisionadas pelas suas
preocupações, controladas pela sua
ansiedade, sufocadas pelo seu estresse,
paralisadas por seus medos. Não
aprenderam a resgatar a liderança do "eu"
e a ser livres. Permita-me enfatizar que a
educação mundial está errada. Ela não nos
prepara para atuarmos no território da
psique. Apenas nos dá conselhos pouco
eficientes. A falta de conhecimento sobre o
teatro da mente humana é gritante. Por
isso, apesar de vivermos em sociedades
livres, há mais escravos hoje do que no
passado. Só que o cárcere é interior. O
estado normal do ser humano tem sido
estressado e ansioso, e o anormal, relaxado
e tranqüilo. A educação e a psicologia
preventivas precisam passar por uma
revolução. Este livro vem ao encontro
dessa urgente necessidade. Se os pais e
68
professores ensinarem os princípios deste
livro às crianças e aos jovens, poderemos
prevenir depressões, suicídios, estresse,
ansiedade, fobias, timidez, dependência,
crises nas relações sociais. Já pensou se
jovens e adultos aprendessem a controlar o
palco da sua mente?
Precisaríamos menos de psiquiatras
e psicólogos clínicos. Teríamos mais poetas
e menos doentes. Seríamos uma espécie
feliz. Mas saiba que ser saudável não é
estar sempre alegre e bem-humorado. Ser
saudável é aprender a ter encanto pela
vida, mesmo depois dos golpes e tristezas.
Ser sábio não é deixar de falhar, nem de ter
atitudes tolas. Ser sábio é reconhecer essas
atitudes, utilizá-las, e deixar de ser
submisso às misérias psíquicas.
Os mais fortes também têm seus
momentos de fragilidade. As pessoas mais
cultas passam por momentos de
incoerência. O ser humano mais gentil
também perde a paciência. A pessoa mais
rígida e auto-suficiente derrama suas
lágrimas, ainda que escondidas. Em alguns
momentos você irá ficar decepcionado
69
consigo mesmo e com as pessoas que ama.
Mas não reclame, pois não há pessoas
perfeitas. Não só de sucessos vive o ser
humano, mas da convicção de que "nas
dificuldades podemos escrever os
melhores textos das nossas vidas".
Dialogue com as pessoas ao seu redor,
surpreenda-as, descubra-as. Faça
agradáveis mesas-redondas consigo
mesmo. Revise suas rotas, refaça seus
caminhos, gerencie seus pensamentos,
administre sua emoção. Seja um amigo da
arte da dúvida e um amante da arte da
crítica. A vida é a obra-prima do autor da
existência. Trate-a como seu maior
tesouro.
Não espere enfartar para cuidar da
sua qualidade de vida e nem perde o que
mais ama para tomar decisões. Decida,
faça escolhas, planeje sua vida. Os tesouros
do coração são conquistados, não nos
chegam através dos genes.
Na história de qualquer ser humano,
há aplausos e vaias, pensamentos serenos
e idéias perturbadoras, doces emoções e
amargas experiências, júbilos e lágrimas.
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Desejo que em cada um desses
momentos você descubra que seu maior
desafio não de conquistar o mundo
exterior, mas sair da platéia, entrar no
palco e aprender a ser...
O Ator principal do teatro da sua
mente.
O Autor da sua história.
O Grande líder de si mesmo.
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