O exemplo da serenidade japonesa
A tragédia ocorrida no Japão na última sexta feira é o maior destaque na mídia mundial, devido a mais uma constatação da força devastadora na natureza. O País enfrenta o terremoto, o tsunami e o risco de radiação com as explosões das usinas nucleares que só aumentam proporção da tragédia. Até o fim deste sábado, dia 19 de março, as vítimas fatais do terremoto e do tsunami chegaram a 7.348, em 12 províncias, 10.947 continuam desaparecidas e mais de 530 mil pessoas estão em abrigos temporários.
Apesar dos tristes acontecimentos, outro fato chama atenção de todo o mundo: a forma exemplar com que os japoneses vêm enfrentando mais esse desafio. Até o momento não foram registrados atos de violência de qualquer ordem. Muitos falam da tecnologia que evitou uma tragédia maior, outros falam de educação, ou ainda em espiritualidade e espírito de equipe. Talvez uma junção de tudo isso.
O fato é que não há registros de saques, como o que ocorreu no Haiti após o terremoto em 2010 e com as recentes enchentes no Brasil que, além dos saques também teve que enfrentar o aumento de preço dos itens básicos no momento de maior necessidade. Claro que é preciso avaliar que as diferenças no desenvolvimento econômico desses Países também podem ter influência nessa reação, porém, a organização com que a população enfrenta essas crises vai além das questões financeiras, uma vez que numa situação como essa, as dores da perda não são diferentes.
A cultura tem uma influencia maior, ou seja, todos os aspectos políticos, sociais, religiosos e históricos proporcionam uma estrutura mais fortalecida. Os japoneses são educados desde pequenos quanto aos valores sociais e a importância do exercício de cidadania, além de receberem treinamentos para lidar com terremotos. Isso explica a certa tranquilidade diante de mais essa catástrofe que chocou o mundo.
Assim sendo, fiquemos todos com esse exemplo de disciplina dos nossos irmãos japoneses. A tragédia Um terremoto 8,9 na escala richter, seguido de Tsunami com ondas de até 10m de altura, atingiu o Japão por vota das 2 horas e 46 minutos, horário de Brasília, na última sexta feira, segundo as autoridades, até a tarde desta segunda-feira, 14 de março, o número de vítimas fatais chega a 1.834. A estimativa é de que mais de 10.000 pessoas estejam desaparecidas. Este já é considerado o 7º pior tremor na história do mundo. A cidade de Sendai foi a mais atinginda. Segundo o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia, a onda gigante chegará ao litoral leste da ilha de Luzon entre 17h e 19h do horário local (6h e 8h de Brasília).
M. Loureiro
livros - loureiro <http://groups.google.com.br/group/livros-loureiro>
http://www.manuloureiro.blogspot.com/
http://www.livros-loureiro.blogspot.com/
http://www.romancesdeepoca-loureiro.blogspot.com/
http://www.romancessobrenaturais-loureiro.blogspot.com/
http://www.loureiromania.blogspot.com/
Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.
(Antoine de Saint-Exupéry)
--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no
Grupo "livros-loureiro" nos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
livros-loureiro@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
livros-loureiro+unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/livros-loureiro?hl=pt-BR
Os nossos blogs:
http://manuloureiro.blogspot.com/
http://livros-loureiro.blogspot.com/
http://romancesdeepoca-loureiro.blogspot.com/
http://romancessobrenaturais-loureiro.blogspot.com/
http://www.loureiromania.blogspot.com/
0 comentários:
Postar um comentário