segunda-feira, 2 de maio de 2011 By: Fred

<> livros-loureiro <> Os Concílios (repassando)

Os Concílios


Fatos Históricos

- 1o. Concílio de Nicéia (325) - proclama que o Filho é consubstancial ao Pai.  

- 1o. Concílio de Constantinopla - decide que a unidade absoluta em Deus é inseparável de uma diversidade igualmente absoluta: o Pai, fonte de divindade, seu Filho e seu Espírito. Neste concílio como no anterior, a decisão é a mesma: o Espírito Santo procede do Pai através do Filho. 

 - Concílio de Éfeso (431) - examina a questão fundamental da união em Cristo do divino e do humano, centro da discórdia entre nestorianos e monofisitas.Enquanto os nestorianos pregavam a dupla natureza de Cristo, os monofisitas acreditavam em sua natureza divina única. O concílio decide preservar o Mistério da Encarnação, que mantém a unidade do divino e do humano em Cristo.  

- Concílio de Calcedônia (451) - estabelece a base da cristologia ortodoxa: Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, que se apresenta em duas naturezas sem distinção, indivisíveis e inseparáveis, de tal forma que as propriedades de cada uma permanecem ainda mais firmes quando unidas numa só pessoa. Discordando das decisões desse concílio, os monofisitas afastaram-se para compor as Igrejas dissidentes da Síria, da Armênia, do Egito, da Etiópia e da Índia do Sul.  

- 2o. e 3o. Concílios de Constantinopla (553 e 680) - retomam a questão e confirmam a cristologia ortodoxa definida em Éfeso e na Calcedônia. Neste 2º Concílio ( de 553 ), Maria foi designada "aeiparthenos", ou seja, sempre virgem. O Segundo Concílio de Constantinopla (Quinto Concílio Ecuménico) foi um Concílio Ecuménico Cristão realizado em Constantinopla de 5 de maio a 2 de junho de 553. Foi conclamando pelo imperador Justiniano e frequentado principalmente por bispos da Igreja Católica do Oriente; apenas seis bispos cartagineses (da igreja ocidental) estavam presentes. O Presidente foi de Eutíquio, patriarca de Constantinopla

O Concílio de 680 dinamiza a noção da dupla natureza: em Cristo - pela adesão da vontade humana á divina - as energias da divindade e da humanidade se interpenetram, sem que as naturezas se misturem, e a humanidade transfigura-se, como o ferro se torna incandescente e rubro pelo fogo.  

Diversos estudiosos espíritas e espiritualistas defendem que, durante os seis primeiros séculos de nossa era, a reencarnação era um conceito admitido por muitos cristãos. De acordo com eles, numerosos Padres da Igreja ensinaram essa doutrina e apenas após o Segundo Concílio de Constantinopla, em 553 d.C., é que a reencarnação foi proscrita na prática da igreja, apesar de tal decisão não ter constado dos anais do Concílio. 

Os Padres da Igreja, também chamados Pais da Igreja, foram teólogos e mestres doutrinários dos primeiros séculos do cristianismo, eles foram responsáveis em grande parte pela definição das doutrinas cristãs como as conhecemos hoje. 

- 2o. Concílio de Nicéia (787) - O Sétimo Concílio Ecumênico, estabelece a veneração das imagens sagradas - os ícones. A graça divina repousa no ícone. Quem o venera, venera a pessoa que nele está representada. Ele é parte integrante da liturgia. Numa perspectiva mais ampla, a Igreja, com sua arquitetura e seus afrescos, representa no espaço o que a palavra litúrgica representa no tempo: o reflexo, a antecipação do Reino de Deus.  

- Concílio de Lyon (1274) - a doutrina filioquista, elaborada pela teologia latina, segundo a qual o Espírito Santo procede do Pai e do Filho como de um só princípio, é dogmatizada.  

- Concílio de Florença (1439) - há uma tentativa de concordância doutrinária, mas a convocação desse concílio atendia a necessidades antes políticas que religiosas. O imperador de Bizâncio se submete à autoridade do papado de Roma, numa tentativa de conseguir aliados face ao avanço turco que ameaçava Constantinopla.



M. Loureiro
livros - loureiro <http://groups.google.com.br/group/livros-loureiro>
http://www.manuloureiro.blogspot.com/
http://www.livros-loureiro.blogspot.com/
http://www.romancesdeepoca-loureiro.blogspot.com/ 
http://www.romancessobrenaturais-loureiro.blogspot.com/
http://www.loureiromania.blogspot.com/

Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.

(Antoine de Saint-Exupéry)






--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no
Grupo "livros-loureiro" nos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
livros-loureiro@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
livros-loureiro+unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/livros-loureiro?hl=pt-BR
 
Os nossos blogs:
http://manuloureiro.blogspot.com/
http://livros-loureiro.blogspot.com/
http://romancesdeepoca-loureiro.blogspot.com/
http://romancessobrenaturais-loureiro.blogspot.com/
http://www.loureiromania.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario arrozinhoii