quinta-feira, 30 de junho de 2011 By: Fred

audio livro O Físico Prodigioso

Olá,
 Mais este audio livro, em voz humana como todos,
 
     
 

O Físico Prodigioso

por Jorge de Sena

uma crítica de Jorge Candeias

publicada em 01.12.2002

republicada em 21.09.2003

Olhando para o título, poder-se-ia supor que se trata aqui de um livro passado nalguma universidade, com um físico particularmente brilhante como personagem central da história. Mas as palavras enganam e os seus significados mudam. "Físico", nos tempos de antanho, era palavra que designava os médicos, aqueles que tratavam das dores físicas do corpo (enquanto os padres se debruçavam sobre as dores de alma).
E é isso que aqui temos: uma fantasia medieval, na qual um jovem (e lindo) cavaleiro encontra um gorro mágico que lhe confere poderes de cura (entre outros), e fica sob a protecção do Diabo, que se apaixona por ele. O resto da trama orbita estes factos centrais. Dona Urraca, uma encantadora e moribunda dama que o jovem salva da morte e rejuvenesce, para grande irritação e espanto dos médicos (ou físicos) que já lhe haviam traçado o destino, é outra personagem basilar, e vem a revelar-se tão encantada como o próprio físico prodigioso. A terceira personagem central da história é o Diabo, claro.
Não vale a pena entrar aqui em grandes descrições da trama. Não é isso o mais importante. Tal como ele próprio conta nas notas finais ao volume, Sena pretende principalmente aplacar o seu fascínio por duas lendas medievais que só têm em comum o facto de ambas terem feito parte da compilação do Orto do Esposo, datada da primeira metade do século XV: a lenda do homem cujo sangue tinha poderes mágicos de cura e de ressurreição dos mortos, e uma outra lenda de um homem que não pôde ser enforcado porque o Diabo o protegia levantando-o no ar. Para isso, o autor juntou as duas lendas numa única história, e elaborou sobre elas. Mas foi muito além de uma simples junção e expansão.
Para começar, Sena pôs no seu texto sexo explícito. Nada de especial, dirão. Mas isso é antes de saberem que a primeira edição desta história data de 1966, ano em que se notavam já os estertores finais da ditadura salazarista, mas em que esta ainda era tão arcaizante e moralista como sempre tinha sido. Além disso, no fim do livro, no julgamento, os membros da Igreja não são nada bem tratados, o que era mais uma heresia nos tempos em que um certo Cardeal Cerejeira era das mais influentes figuras do país. E, finalmente, Sena é experimental, entremeando aqui e ali poemas e canções com o texto em prosa (recorde-se que Jorge de Sena é fundamentalmente conhecido como poeta) e fazendo por vezes duas vozes contraditórias correrem lado a lado, em duas colunas, ao longo das páginas.
 
 Boas        audições
 jeloy

0 comentários:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario arrozinhoii