De: Irene
Gerenciamento de Imagens com o Irfanview
Este tutorial tem como objetivo informar e familiarizar tanto iniciantes absolutos quanto a desenhistas profissionais, web-designers ou, literalmente, qualquer um que faça uso de qualquer tipo de gráfico sobre este software de gerenciamento de imagens, que na opinião de todos que já lançaram mão dele, é indispensável.
SENHORAS E SENHORES, MONSTROS E BYTES, APRESENTO-LHES ORGULHOSAMENTE
O CANIVETE SUÍÇO DOS ARQUIVOS GRÁFICOS:
IRFANVIEW!
http://www.baixaki.com.br/download/irfanview.htm
SENHORAS E SENHORES, MONSTROS E BYTES, APRESENTO-LHES ORGULHOSAMENTE
O CANIVETE SUÍÇO DOS ARQUIVOS GRÁFICOS:
IRFANVIEW!
http://www.baixaki.com.br/download/irfanview.htm
Simples, singelo e eficiente.
Agrada a gregos e troianos, desde absolutos iniciantes a quem ganha seu pão com gráficos. Os principais atrativos deste programa são o seu tamanho aliado ao seu leque de utilidades. Possui tamanho diminuto (menos de 900kb, muito menos que seu concorrente direto ACDsee e similares). Em adição a isto, ele é freeware e livre de registro.
Webdesigners ficarão muito felizes de saber que este programa é atualizado com bastante frequência. Praticamente 3 ou 4 updates só este ano.
(By the way, as figuras deste tutorial por sinal ocupam menos de 350 KB todas juntas)
Sua principal função é abrir e gerenciar imagens, além de oferecer certas ferramentas com capacidades de edição bastante interessantes. Como boa parte do público-alvo é bastante familiarizado e até mesmo fanático pelo Microsoft Paintbrush, este programa consegue manipular figuras sem que esta perca sua "virgindade" paintesca.
Além do mais isso ajudará a muitos iniciantes a se preocuparem melhor tanto quanto à saída estética da figura quanto ao seu tamanho, que para efeitos de internet o ideal é que o arquivo seja o menor possível. Além de saberem o tamanho do arquivo e cortá-lo ou redimensioná-lo para melhor visualização.
Para baixá-lo, procure no Google por Irfanview. A atual versão é a 3.98, você deverá achar com relativa facilidade o site do criador do programa, que é atualmente a fonte mais confiável depois de seus inúmeros hosts na Tucows.
Durante a instalação, somente será lhe pedido, além do caminho de instalação, a compatibilidade com arquivos (Images Only ou All Files). Você também pode customizar que arquivos podem ser abertos com o Irfanview.
OK, chega de enroleira e vamos ao armamento.
(Vou assumir a partir daqui que você está já com o programa instalado, aberto e cheio de amor pra dar para ir fazendo na prática cada lição)
Um breve resumo das teclas de atalho mais comuns e suas utilizações:
Espaço, Backspace, Enter, Delete: Os mais usados. Espaço faz o Irfanview ver o próximo arquivo, já o Backspace volta. Bem estilo Internet Explorer (Ou Firefox, Opera ou o que for pros outros).
SHIFT+E: Abrir IMEDIATAMENTE o editor de figuras padrão (Veja mais abaixo)
CTRL+SHIFT+I: Abrir IMEDIATAMENTE o Irfanview a qualquer momento (Requer configuração).
Enter habilita a visão em tela cheia. Delete manda o arquivo pra lixeira.
(O "Abecedário")
A: Informações. (Quase inútil)
B: Batch Conversion (Conversão de arquivos em lote). Muito útil quando você quer converter uma quantidade larga de arquivos para determinado formato, como por exemplo, uma pasta com 2500 bitmaps para serem transformados em PNG.
C: Central de Screenshots. Extremamente útil, pois permite screenshots com precisão, além de providenciar um Printscreen alternativo e a famosa "metralhadora de screenshots".
D: Limpa e esvazia a tela.
F: Faz a figura, grande ou pequena, se adaptar ao tamanho da tela. Bom para visualizar rapidamente figuras quilométricas ou microscópicas com detalhe.
H, V: Giro Horizontal (H) e giro Vertical (V). Bom para virar figuras do avesso ou mudá-las de sentido.
I: Informações sobre a figura. Para iniciantes serve a título de curiosidades informativas sobre a figura. Para experientes serve para alterar a resolução (DPI) da figura.
L, R: Giro à direita (R) e esquerda (L). Gira a figura em passos de 90 graus. Extremamente útil principalmente para fotos verticais. Combinado com o giro horizontal e vertical, isto pode alterar o sentido da figura ou foto. (Um homem olhando pra direita passa a olhar para a esquerda, por exemplo, se feito com uma foto). Se você quer rotação fina e customizada, use Ctrl+U.
Figura girada com o giro customizado (Ctrl+U).
Figuras concatenadas com o recurso Create Panorama Image (Menu Image)
P: Propriedades gerais do Irfanview. Importantíssimo se você quer dar um fino Tunning nessa ferramenta para ela definitivamente se tornar parte do seu código genético computacional.
S: Salvar arquivo. Tela com suma importância devido ao fato de você nesta tela escolher a extensão do arquivo e o tratamento dado à ela (Você salvando como GIF, Targa, JPG ou ICO você poderá optar por escolher uma cor transparente, o que é elegante para signs de fórum ou desktop)
T: Thumbnails. Exibe as miniaturas das figuras existentes na pasta que você está vendo, altamente customizável. Atualmente a ferramenta de thumbnails mais eficiente existente.
W: Slideshow. Uma ferramenta MUITO curiosa e porventura útil, se bem usada. Ela é inclusive capaz de gerar proteções de tela! Com direito a música, se você for esperto o suficiente (O Irfanview também sabe abrir arquivos MP3, portanto colocando um MP3 como "slide" o tornará música de fundo). Não é tão customizável quanto determinadas ferramentas pagas, mas devido a sua facilidade, preço acessível (US$ 0,00) e leveza, vale o donald.
ATALHOS IMPORTANTES:
CTRL+E: Menu de efeitos. Isto pode adicionar efeitos especiais as suas figuras. Alguns efeitos, como o Pixelize, funcionam em seleção. Neste caso é útil quando você quer publicar uma foto e não quer mostrar um detalhe ou rosto.
Figura aleatória "censurada" com um dos efeitos, o Pixelize. As bordas foram feitas com a ferramenta "Canvas Size", que está no menu Images.
CTRL+R: Menu de Resample/Resizing: Muito importante também, é um meio rápido, eficiente e altamente customizável de aumentar ou diminuir o tamanho de figuras. Você pode aumentar, diminuir, alongar e estreitar figuras. Você ainda pode escolher se isso é feito com a ajuda de algum filtro (O que adiciona mais ou menos Anti-Alising dependendo do filtro) ou sem filtros (Paint Tosco System). Para efeitos forúneos, a largura de 550 Pixels é o limite para não deformar o fórum.
SHIFT + G: Menu de balanço de cores. Bom para figuras escuras ou que você queira alterar o balanço de cores. Contraste, brilho, cor, canais de cores e gama, está tudo aqui.
Pronto, com isto você está apto a utilizar o Irfanview de modo completo com a categoria "Iniciante".
INTERMEDIÁRIO
Agora vamos a umas mutretas semi-avançadas.
Menu Image:
Ele possui algumas funções interessantes que mais cabe a você determinar. Em especial destaco brevemente a função Panorama Image que vocês devem ter visto um exemplo anteriormente (a rotação de espadas. eram cinco imagens que selecionei e, via esse menu, ordenei que fossem fundidas horizontamente. O mesmo pode ser feito verticalmente).
TEM GENTE QUE PASSA LENDO SÓ O NEGRITO
O mais interessante creio que seja o menu Canvas Size. Ele de maneira rápida e eficiente bordas simples em torno de figuras, para manter uma certa elegância estética em alguns casos.
Figura criada usando-se várias vezes o Canvas Size em torno de uma figura vazia de 4x4. A espessura das bordas e as cores são customizáveis.
Uma imagem feita com o "Create Panorama Image" horizontal usando-se três vezes a mesma figura anterior.
Outra "Panorama Image", desta vez feita verticalmente com a figura anterior.
Algo tosco feito com todas as figuras usadas até agora, combinadas horizontalmente com a ferramenta Panorama, adicionadas bordas acima e abaixo (nenhuma borda dos lados) e alterado o tamanho (Ctrl+R) para ter largura igual a 550. Tosco mas prova de eficiência.
METRALHADORA E SNIPER DE SCREENSHOTS:
Em condições normais, pressionando C aparecerá este aparentemente inocente e pouco útil menu:
Mas vendo com cuidado você verá o "powa" deste poderoso screen shooter.
"SNIPER" MODE
Escolha a área de captura (Tela inteira, apenas o programa ativo ou apenas a área do cliente) e a tecla que irá tirar a foto. Quando pressionada, imediatamente o Irfanview te retornará o resultado.
SS do Bloco de notas (somente área do cliente):
SS do Bloco de notas (somente programa):
MODO METRALHADORA:
Apenas escolha de quanto em quanto tempo o Irfanview irá tirar a SS, a região da Screenshot, e o destino das screenshots tiradas. O irfanview fará o resto. Com ferramentas adequadas, é possível montar um filme com a sequência de fotos tiradas.
Exibindo as figuras tiradas com o "fuzil" durante onze segundos a uma taxa de 1 screen/segundo. Para usar esta ferramenta deste modo recomenda-se um computador veloz.
UNINDO O PAINT AO IRFANVIEW
PAINTERS DE PLANTÃO LEIAM!
Com isto vocês poderão abrir o Paint na tela do Irfanview a qualquer momento usando Shift+E
Obviamente o Irfanview vai gerenciar todos os seus Bitmaps e outros arquivos ligados ao Paint. No entanto, pressionando P Ou indo ao menu Options > Properties você encontrará propriedades, muitas vezes escabrosas para iniciantes. Mas vá direto à guia Misc2...
No Set external editor indique o caminho do seu editor de figuras favorito (Geralmente Paint, Flash ou Photoshop).
Usualmente os caminhos são estes, mas tente achar por conta.
Windows 98: C:\windows\pbrush.***
Windows XP: C:\windows\system32\mspaint.***
Pronto! Shift+E Abrirá o Paint para que você edite sua figura!
OBS: Isso só ocorrerá se a figura já está salva. Adicionalmente, se a figura estiver em formato que o Paint não aceita, o Paint será aberto mas a figura não estará a sua disposição imediatamente.
Adicionalmente, clicando em "Create desktop link to Irfanview" te dará a capacidade de abrir o Irfanview a qualquer momento pressionando a combinação Ctrl+Shift+I.
Combo muito utilizado: Printscreen, Ctrl+shift+I, S, Enter, Shift+E. Com isto um craque já tira a SS e em menos de 2 segundos já está imediatamente editando a figura com o Paint (Ou outro editor escolhido).
SALVANDO FIGURAS
Parece simples. E o é.
Pressione S, escolha o formato, destino e etc. e corra pro abraço.
Mas note que certas figuras (GIF, PNG, ICO, B8A, TIFF, entre outros) mostram uma caixa de diálogo.
Caixa de diálogos comum em arquivos PNG,PBM,PGM,PPM e ICO.
Arquivos PNG possuem compressão normal em 6 (Sem perda de qualidade). Na compressão máxima a perda de qualidade é quase nula. Compressão zero faz o arquivo ter tamanho similar a um BMP, ou seja, enorme.
PNG é certamente a mais sábia escolha na hora de salvar uma figura com qualidade e leveza para postar no fórum. Um PNG com compressão zero, pesando 1MB, pode chegar a pesar entre 55 a 70kb em formato PNG com o Irfanview. Salvando como GIF o mesmo chega a 80kb, enquanto em JPG há a distorção de cores caso se tente alguma compactação.
Arquivos ICO: Os arquivos deste tipo são ícones. Ou seja, com o Irfanview você não precisa mais de softwares caros ou sharewares, programas pesados mirabolantes ou similares para criar seu próprio ícone de Windows. Basta salvar qualquer figura (pequena, obviamente) com o formato ICO. O arquivo de origem pode ser QUALQUER UM.
Exemplo de ícone que acabei de criar com Paint e salvando como ICO no Irfanview.
OUTROS ARQUIVOS COMUNS (GIF, JPG)
Os arquivos GIF e JPG possuem uma caixa similar ao dos arquivos PNG/ICO.
Na guia de JPG, habilitando a opção grifada e salvando com 100% de qualidade permite que você tenha um JPG salvo sem as famosas perdas de cores. Quanto menor a qualidade (De 1 a 100%) menor o arquivo e maior a distorção.
Quanto a arquivos GIF, também torna-se possível salvar cores transparentes e sua qualidade é bem alta, comparado aos arquivos GIF salvos pelo Paint e outros editores, e equiparável ao Photoshop.
Ainda se tratando de arquivos GIF (Também aplicável aos raríssimos TIFF) é perfeitamente possível extrair todos os quadros de animação. Pelo menu Options (Se não me falha a memória, estou sem o programa neste computador) Há uma opção "Extract all frames". Escolha o destino e pimba! Todos os sprites foram extraídos.
Cabe a vocês decidirem qual o melhor tipo de arquivo baseado em tamanho e qualidade, baseando-se nos tipos básicos (GIF, PNG e JPG). Certas figuras ficam menores e sem perdas em JPG do que em PNG. Use o bom senso para que no fórum as figuras fiquem o mais leves possíveis. Meu alvo é fazer este tópico com menos de 400 Kb em figuras.
MUTRETAS AVANÇADAS
Se você absorveu tudo até aqui (Você aprenderá melhor na prática, brincando com figuras) provavelmente cada dia você achará algo novo.
Conforme for requerido, atualizo.
MAIS LEVE QUE UMA PLUMA (Skill)
Leveza de arquivos é uma arte praticada diariamente. A maioria dos arquivos fica leve sem perdas quando é salva como PNG.
No entanto há diversos casos onde opera o contrário.
Figuras feitas a lápis por exemplo, há uma diminuição do tamanho do arquivo de 50 a 95% salvando-a como JPG com o atributo 'Save as Grayscale' ativado. Mais economia é ganha diminuindo a qualidade aparente até chegar ao ponto que começa-se a notar alguma alteração visual. Deste modo, um PNG de uma figura CINZENTA que ocupava 200kb, um JPG de igual qualidade pesa 100kb, e um de qualidade quase imperceptivelmente menor chega a meros 20-25kb.
Também ocorre de alguns arquivos ficarem menores como GIF, mas você já deve estar consciente de que o GIF só possui 256 cores.
UTILIDADE PRÁTICA
Com Irfanview e o que você viu até o momento será possível NO MÍNIMO:
- Abrir quase que qualquer figura imaginável ou não-imaginável;
- Salvar figuras em mais de uma centena de formatos desde os mais padrões (GIF, JPG, PNG, ICO) aos mais esdrúxulos (B8A, PCM, ZQF, TGA, PCL, ZBM...)
- Alterar tamanhos, claridade, tamanho físico do arquivo e outros atributos ocultos;
- Ver figuras ocultas;
- Criar ícones de maneira fácil, rápida e sem gastar grana;
- Criar proteções de tela;
- Tirar Screenshots sem precisar de um programa específico pra isso (Como o screenshooter da página do TibiaBR);
- Acabar com aquele trabalho burocrático de ir até a área de trabalho ou menu iniciar para acessar o Irfanview em si ou o Paint/Photoshop;
No site do criador ainda há plugins que aumentam ainda mais a gama de utilidades do programa, embora com um aumento considerável do download (O pacote completo de Plugins está em 4MB ao todo, aproximadamente).
No momento os plugins fazem coisas não tão importantes em imagem, mas boas em interação (Ver arquivos AVI, MPEG, MP3, MP4, VCD, ISO, Flashs e outros via Irfanview, por exemplo. Além de filtros e efeitos ligeiramente mais avançados e um "encoxamento" mais íntimo com o Photoshop, incluindo sharing de filtros). Mas o plugin mais interessante vem separado (mas citado pelo criador), ele te dá a habilidade de conjurar o canivete do gato atropelado (ahuahuahuae) com um clique direito do mouse. Esse plugin permite você tratar figuras mesmo sem abri-las, bastando selecionar e apertar o botão direito (Entre as funções estão: Batch Resizing, Batch Conversion, send ALL to email <insert rofie's email aki>)
NOTA: As proteções de tela são arquivos SCR que são arquivos executáveis. Esses arquivos são passíveis de serem infectados ou mesmo conterem código malicioso sob uma extensão suspeita. Ele se encaixa na mesma categoria dos arquivos de risco (E X E, SCR, BIN, OVL). Portanto não será tolerado em momento algum o download direto das proteções de tela do Irfanview para assegurar a segurança de todos.
mmarceli2010@gmail.com
http://renovandoatitudes-marceli.blogspot.com/
http://cantinhodamarceli.blogspot.com
Skype: crmarini2333
livros - loureiro <http://groups.google.com.br/group/livros-loureiro>
http://www.livros-loureiro.blogspot.com/
http://www.romancesdeepoca-loureiro.blogspot.com/
http://www.romancessobrenaturais-loureiro.blogspot.com/
Animais, ame-os, respeite-os, proteja-os!
--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no
Grupo "livros-loureiro" nos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
livros-loureiro@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
livros-loureiro+unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/livros-loureiro?hl=pt-BR
Os nossos blogs:
http://manuloureiro.blogspot.com/
http://livros-loureiro.blogspot.com/
http://romancesdeepoca-loureiro.blogspot.com/
http://romancessobrenaturais-loureiro.blogspot.com/
http://www.loureiromania.blogspot.com/
0 comentários:
Postar um comentário