---------------------
Edgar Madruga
http://groups.google.com.br/group/bons_amigos
Salvador/BA
Mudança para horário de Verão vai exigir atenção com as crianças
Coordenação do Colégio Rio Branco sabe que essas carinhas vão estar bem sonolentas na segunda-feira
Pequenos podem demorar a se acostumar com horário
Maria Fernanda, de 6 anos, não dá trabalho para acordar e ir à escola. Mas, a partir da próxima segunda-feira, a rotina vai mudar. É que, com o início do horário de Verão, nesse domingo, os relógios serão adiantados uma hora e a rotina vai ter que começar uma hora antes.
"Ela acorda às 6h, então vai precisar de um tempo de adaptação por conta da luz", calcula a mãe de Maria Fernanda, Sandra Luckesi. "Mas ela se adapta bem a mudanças e eu sou muito caxias com o horário de dormir. Às 20h, recolho todos os brinquedos", conta.
Apesar do pequeno transtorno, Sandra gosta do horário. "Eu, pessoalmente, adoro, e curto bastante o fim do dia".
Com dois filhos, de 9 e 11 anos, a antropóloga Urpi Montoya já prevê o tumulto matinal que virá nas primeiras horas da segunda-feira.
"Vai ter dificuldade. Meus filhos acordam às 5h e agora vão levantar (o equivalente) às 4h. O jeito é tentar dormir mais cedo ou pedir para a escola começar mais tarde", brinca.
Mas não adianta apelar porque, nos colégios, nada muda. "Não vai ter alteração no horário, apesar de que a gente sabe que nos primeiros dias eles vão chegar atrasados", explica a coordenadora pedagógica do Colégio Rio Branco, no Cabula, Maria Márcia da Costa. "No começo, vamos tentar ser tolerantes com isso", disse.
Para tentar amenizar os efeitos do horário, a escola planeja atividades recreativas para o primeiro horário dos alunos entre o primeiro e quinto ano. "Vamos programar algo mais agitado para ajudá-los a despertar", afirmou Márcia.
Para os pequenos, de 2 a 5 anos, uma sala de descanso com colchonetes e almofadas, usada normalmente por aqueles que estudam em horário integral, vai servir de suporte aos dorminhocos.
Na escola Lua Nova, na Pituba, a expectativa para os atrasos é a mesma. "O horário de Verão vai trazer algumas implicações, e a principal delas é lidar com o atraso dos menores", conta a coordenadora pedagógica da instituição, Maria Eugênia Leite.
Para os sonolentos, uma cama está a postos, diariamente, nas salas de aula das turminhas de 2 a 5 anos. "Raramente eles dormem, mas quando acontece a gente coloca lá", conta a professora Sara Almeida.
planejamento De acordo com a psicóloga infantil Leandra Carreira, o importante é que os pais não relaxem com o horário de dormir no fim de semana. "Nesses dias, os pais vacilam e desregulam o horário das crianças", alerta a psicóloga. "A memória do sono deles vai e volta rápido. Se, durante a semana, o horário de dormir é regular, isso tem que continuar nos outros dias", esclarece.
A psicóloga explica que o relógio biológico infantil é diferente dos adultos, daí a importância da disciplina nessa questão. "A gente coordena o sono pela hora que temos que dormir e acordar. Mas eles têm um tempo certo de sono. Se for pra cama mais cedo, acorda mais cedo também".
Segundo Leandra, a melhor estratégia para evitar atrasos é entrar na rotina do horário de Verão já no final de semana. "É bom dormir mais cedo na sexta e no sábado. Assim é legal porque eles não acordam com o estresse da rotina", explica.
Seguindo as dicas, a mudança não é complicada. "Criança se adapta fácil. É só colocar para dormir um pouquinho mais cedo que não tem dor de cabeça", afirmou.
Companhias aéreas temem confusão
O Sindicato Nacional da Empresas Aéreas (Snea) prevê muita confusão nos aeroportos baianos por causa do curto período que as companhias terão para se adequar ao horário de Verão no estado. De acordo com a assessoria do Snea, a inclusão da Bahia trará complicações às empresas, que não vão dispor de tempo hábil para reordenar a malha aérea.
O sindicato informou que o planejamento de conexões e voos internacionais que irão pousar e decolar do solo baiano está seriamente comprometido, e também não será possível avisar a mudança a tempo aos passageiros, que tiveram os bilhetes emitidos antes da oficialização desse novo horário. Isso porque, apesar de ter sido anunciado pelo governador do estado, Jaques Wagner, no dia 3 de outubro, até a noite de ontem a mudança do horário ainda não tinha sido anunciada oficialmente às empresas.
A Gol informou em nota que "aguarda as decisões do Decreto Presidencial para divulgar as possíveis mudanças em sua malha", e a assessoria da Azul disse que a companhia ainda não estava considerando a alteração, já que ainda não havia sido notificada.
O aviso deve ser divulgado para as empresas pelo Ministério de Minas e Energia, que, junto com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), analisava até a tarde de ontem a documentação enviada pelo governo da Bahia. De acordo com a assessoria do ministério, a inclusão do estado no horário de Verão seria publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União, ontem, mas até as 21h30 a publicação não havia acontecido.
O que muda na TV
A grade dos canais de TV vai seguir os horários originais dos programas.
Bancos e empresas
Bancos e empresas trabalham no mesmo horário do Sul e Sudeste do país, o que favorece a produção, de acordo com os empresários, e evita atrasos no pagamento de contas.
Energia
Como as horas de luz natural são mais aproveitadas, há economia de energia na conta de luz.
Praia
Nos dias de semana ainda vai ser possível aproveitar o sol depois do expediente. Nos finais de semana, dá para aproveitar a praia por mais tempo.
Segurança
Quem acorda cedo para ir trabalhar reclama que com o novo horário terá que sair de casa antes do sol raiar, o que as deixa mais expostas à violência.
Aeroportos
Companhias aéreas se queixam que terão que fazer alterações em horários de voos e que não há tempo hábil de avisar aos passageiros, o que pode gerar confusão ou atrasos.
--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no
Grupo "livros-loureiro" nos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
livros-loureiro@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
livros-loureiro+unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/livros-loureiro?hl=pt-BR
Os nossos blogs:
http://manuloureiro.blogspot.com/
http://livros-loureiro.blogspot.com/
http://romancesdeepoca-loureiro.blogspot.com/
http://romancessobrenaturais-loureiro.blogspot.com/
http://www.loureiromania.blogspot.com/
0 comentários:
Postar um comentário