quinta-feira, 2 de setembro de 2010 By: Fred

[book]O Ultimo Cabalista de Lisboa-Richard Zimler...anexado

De***sarix***






Richard Zimler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Richard Zimler em 2008

Richard Zimler (Roslyn Heights, Nova Iorque, 1956) é um escritor norte-americano naturalizado português.

É formado em religião comparativa pela Universidade de Duke (1977) e mestre em Jornalismo pela Universidade de Stanford (1982). Depois de se ter formado, trabalhou durante oito anos como jornalista na área da Baía de São Francisco. Em 1990, mudou-se para a cidade do Porto, em Portugal, onde vive actualmente e ensina jornalismo na Universidade do Porto. Naturalizou-se português em 2002

Richard Zimler tem publicado vários romances que têm sido bestsellers em diversos países e já ganhou diversos prémios, incluindo o National Endowment of the Arts Fellowship in Fiction em 1994 e o Herodotus Award para o melhor romance histórico em 1998.

O prémio literário Alberto Benveniste 2009 foi atribuído a Zimler pela obra Goa ou o Guardião da Aurora (Le Gardien de L'Aube). O prémio foi criado para galardoar um romance (publicado em francês) que se enquadra no programa do Centro Alberto Benveniste (Estudos Judeus-Sefarditas). O galardão foi entregue ao autor, no dia 26 de Janeiro, 2009, na Sorbonne.

O seu primeiro livro para crianças foi lançado em 2009 e chama-se Dança Quando Chegares ao Fim: bons conselhos de amigos animais.

Em 2009, Zimler escreveu o guião para O Espelho Lento, um curta-metragem baseado num dos seus contos. O filme foi realizado em Julho de 2009 pela realizadora sueca-portuguesa Solveig Nordlund. Os actores principais são Gracinda Nave, Marta Peneda e Zimler. Em Maio de 2010, "O Espelho Lento" venceu o prémio de melhor drama no sexto festival de curtas-metragens Downtown de Nova Iorque.

Em Janeiro de 2010, o seu romance Os Anagramas de Varsóvia foi nomeado o 2009 Livro do Ano pela revista portuguesa LER. Esta romance também foi nomeado um dos 20 melhores livros da década 2000-2009 pelo diário O Público.



 Obra

  • O Último Cabalista de Lisboa - (Lisboa: Quetzal Editores, 1996, tradução: José Lima; São Paulo: Companhia das Letras, 1997. Adaptação para o português do Brasil: Rosa Freire d'Aguiar) — romance histórico cuja acção decorre em 1506 entre os judeus forçados, as principais personagens pertencem a uma família de cristãos-novos residente em Alfama, cujo patriarca, Abraão Zarco, é um iluminador e membro da célebre escola cabalística de Lisboa.
  • Trevas da Luz
  • Meia-Noite ou o Princípio do Mundo
  • Goa ou o Guardião da Aurora
  • À Procura do Sana
  • A Sétima Porta
  • Confundir a Cidade com o Mar
  • Dança Quando Chegares ao Fim
  • Os Anagramas de Varsóvia

 Vida privada

Richard Zimler mantém uma relação com o cientista Alexandre Quintanilha. Tem a nacionalidade portuguesa desde 2002.[1].


Nota Histórica


Em Dezembro de 1496, quatro anos depois de expulsarem do seu reino todos os judeus, os soberanos de Espanha, D. Fernando e Dona Isabel, convenceram o rei de Portugal, D. Manuel, a fazer o mesmo. Em troca, os monarcas espanhóis concediam-lhe em casamento a mão de sua filha. Pouco antes de a ordem de expulsão ser aplicada, D. Manuel, que não queria perder tão preciosos súbditos, decidiu converter os judeus portugueses. Em Março de 1497, mandou encerrar todos os portos de embarque e ordenou que se reunissem todos os judeus e os conduzissem à força à pia baptismal. Embora os relatos que chegaram até aos nossos dias refiram judeus que preferiram dar-se à morte e matar os filhos a converterem-se, a maior parte deles acabaram por se ver forçados a aceitar Jesus como o Messias. Apelidados de cristãos-novos, foram-lhes dados vinte anos para abandonarem os usos judaicos tradicionais, promessa essa que se veio a revelar falsa ao longo das duas décadas de intolerância e perseguições que se seguiram. Mesmo assim, muitos dos novos cristãos persistiram nas suas crenças. Em segredo e ao preço de riscos enormes, continuaram a recitar as suas orações hebraicas e a praticar os seus rituais, sobretudo os do Sabbat e das festas judaicas. Um desses judeus clandestinos era Berequias Zarco, o narrador dO último Cabalista de Lisboa.

As circunstâncias que rodearam a descoberta do manuscrito de Zarco em Istambul, em 1990, constam de uma Nota do Autor, incluída no início do texto.

Dessa mesma nota constam igualmente algumas observações quanto ao estilo adoptado na transcrição do texto original. No entanto, os leitores deverão desde já ter presente que, ao preparar o trabalho para publicação, esforcei-me por preservar o tom extremamente natural e directo do autor.

 



--
  "Na busca de quem sou,para onde vou,percorri vários caminhos.Alguns me alegraram,outros me revoltaram,muitos me entristeceram e um quase me aniquilou.Tentei então o impossível:REGRESSEI..."



--
"odeio quem rouba a solidão sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia..."

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo Viciados em Livros.
Se quiser fazer parte do grupo: http://groups.google.com.br/group/viciados_em_livros
Sair do grupo: viciados_em_livros+unsubscribe@googlegroups.com

0 comentários:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario arrozinhoii