***sarix repostando***
From: ARLENE
Date: 26/11/2006 18:10
Subject: A. K. Coomaraswamy e Irmã Niveditaak - Mitos Hindús e Budistas
Sobre a obra e os autores
Esta obra, proveniente de fontes literárias antigas, apresenta a grande epopéia espiritual do povo hindu, desde suas fontes primitivas até seu pleno desenvolvimento. Nas palavras dos autores: "Neste livro tratamos desses dois estágios da mitologia. Por um lado, oferecemos alguns relances das formas primitivas que a mitologia assumiu depois de passar pela nebulosa indefinição das épocas primitivas. Por outro lado, fizemos um relato mais completo das histórias da época em que a mitologia atingiu sua maturidade".
Congrega, pois, os tesouros da literatura da Índia antiga. Traz reunidos os grandes épicos o Mahabharata e o Ramaiana, narrados, como declara Coomaraswamy, do modo como são conhecidos pelo povo hindu e tão próximo quanto possível do original. Fonte do pensamento e crenças do povo indiano, essas duas epopéias representam uma herança espiritual permanente, que pertence a toda a humanidade. Neste volume ainda estão as principais narrativas da mitologia hindu e budista, as histórias de Krishna, do Buda, Shiva, e histórias míticas derivadas dos Puranas. Jataka, Vedas e outras epopéias integrantes do hinduísmo e do budismo.
A beleza dessas narrativas se enuncia na linguagem elevada, no heroísmo, virtude e esplendor heróico do homem em contato com um mundo divinizado. Um belo exemplo é a história de Savitri. Nela conta-se que "havia um rei chamado Senhor dos Cavalos; ele era virtuoso, generoso, corajoso e muito amado. Entristecia-o sobremaneira não ter filhos. Por isso ele cumpria votos difíceis e seguia a lei dos ermitões. Por dezoito anos ele fazia diariamente oferendas ao Fogo, recitava mantras em louvor de Savitri e comia uma refeição frugal à sexta hora". Por fim, esse rei teve uma filha de beleza formidável, com olhos de lótus, de índole Vibrante e esplendor radiante, uma filha gloriosa, a quem ele deu o nome de Savitri por ter sido essa filha uma dádiva recebida da deusa Savitri A filha gloriosa empreenderá, em virtude de seu amor puro, a bela façanha de obter de Yama, o Senhor da Morte, o retorno à vida de seu amado marido.
Mitos Hindus e Budistas é obra preparada por dois eminentes estudiosos da vida e cultura hindus: Irmã Nivedita (1867-1911), discípula de Svvami Vivekananda, é autora de diversas obras nas quais aborda e interpreta o pensamento e o espírito da Índia. Seu trabalho mais conhecido é The "Web of -the Indian Life. Ananda Kentish Coomaraswamy (1877-1947) é uma figura de relevo no campo do esoterismo tradicional. Nasceu no Ceilão, filho de Mutu Coomarasvamy, jurista de origem indiana, e de Elisabeth Clay, de origem inglesa. Obteve sua formação acadêmica em Londres. Tinha um conhecimento, quase sem paralelo, da cultura, religião, língua e filosofia da Índia. Foi crítico de arte, historiador, filósofo e sua contribuição no campo da arte e da literatura foi significativa. Consolida uma obra, a partir de 1930, inteiramente inspirada no esoterismo tradicional. Sua obra publicada em inglês é extensa. Traditional Art and Symbolisnx, Metaphysics, History of Indian and Indonesian Art, The Vedas, Essays in Translation and Exegesis são alguns de seus trabalhos.
--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no
Grupo "Viciados em Livros".
Cancelar inscrição: envie um e-mail para viciados_em_livros+unsubscribe@googlegroups.com
0 comentários:
Postar um comentário